Economia

Alimentação fora do lar registra crescimento de 1,9% nas vendas em outubro

Por outro lado, se considerada a inflação, setor registra queda nas vendas, de acordo com pesquisa do Instituto Foodservice

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Mulher fazendo entrega de delivery

O setor de alimentação fora do lar para os operadores vinculados ao Instituto Foodservice Brasil (IFB) fechou outubro de 2023 com crescimento nominal de 1,9% em comparação com o mesmo período de 2022. No entanto, a evolução real – descontada a inflação – apresentou queda de 3,5% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam no Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada mensalmente pelo instituto, que abrange 16 redes associadas.

Na comparação com vendas nas mesmas lojas de alimentação fora do lar, a retração foi de 1,5%; já no acumulado do ano (de janeiro a outubro de 2023), a evolução foi de 11%.

O estudo também mostra que a participação do canal delivery, embora apresente pequena diminuição em relação a setembro deste ano (21,7%), permanece estável para os estabelecimentos, com 20,4% do total das vendas. 

As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram variação de faturamento de apenas 0,2% na comparação com outubro do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 2,4%. 

Em relação ao número de transações, houve queda de 1,6% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado do ano, o crescimento é de 4,3%. 

Falando em ticket médio das redes, a evolução foi de 2,24% no período de um ano, chegando a R$ 40,40 em outubro de 2023, contra R$ 39,60 em outubro de 2022, voltando aos patamares pré-pandemia.

Quanto ao número de lojas na comparação anual, o aumento foi de 0,9%, atingindo 6.844 unidades. Em outubro/23, foram abertos 35 estabelecimentos (15 em centros comerciais e 20 em lojas de rua). Por outro lado, seis foram fechados (5 em centros comerciais e 1 em loja de rua).

Os quiosques, que representam locais comerciais compactos, com um ponto de atendimento e menu reduzido da marca, vêm crescendo nos últimos meses; em outubro deste ano, apresentaram aumento de 1,5%, em comparação ao mesmo período de 2022, chegando a 3.060 unidades contra 3.016 no mesmo período do ano passado.

“Embora haja quedas em faturamentos e transações, que podem estar relacionadas ao efeito calendário, com feriados e emendas, como ocorreu no mês de outubro, o foodservice ainda traz perspectivas de desempenho positivo em meio a um cenário econômico mais estável”, informa Ingrid Devisate, vice-presidente do IFB.

NRA Chicago

Imagem: Envato

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