• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Inovação Marketing

Alta da conscientização sobre perda de alimentos gera inovação
Advertisement

E-commerce Inovação

ChatGPT passa a oferecer ferramenta de pesquisa de compras

Inovação

PayPal passa a oferecer checkout na plataforma Perplexity

Inovação

Central do Varejo abre inscrições para a terceira turma da Imersão de IA no Varejo

Inovação

IA no varejo: 59% das empresas já utilizam tecnologia

Inovação Web Summit Lisboa 2025

Marc Tawil defende uso “human-centered” da IA na educação e alerta para risco de criar uma “casta digital”

Inovação

Target lança integração com ChatGPT para compras durante a Black Friday

Inovação

Google lança novas ferramentas de compras com IA para a temporada de fim de ano

Inovação

Brasil lidera maturidade de IA na América Latina

Inovação Marketing

IA, dados sintéticos e microcomunidades: Kantar destaca os pilares do marketing em 2026

Inovação

Alta da conscientização sobre perda de alimentos gera inovação

A preocupação com o desperdício vem crescendo por parte dos consumidores, como mostra pesquisa da consultoria Capgemini

Publicado

3 anos atrás

on

22 de maio, 2023

Por

Redação

O aumento da conscientização sobre perda de alimentos está influenciando o comportamento dos consumidores em todas as etapas, desde a pré-compra até o pós-consumo, conforme mostra matéria da Fast Company. Muitos consumidores planejam suas compras e fazem listas para evitar o desperdício, enquanto outros estão dispostos a comprar produtos imperfeitos por um preço mais baixo. Além disso, a ideia de adquirir sacolas surpresa com alimentos que seriam descartados em lojas, hotéis e restaurantes tem sido adotada.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Capgemini revelou que os consumidores estão cada vez mais conscientes do problema do desperdício de alimentos e desejam mudar essa situação. A busca online por métodos para aumentar a vida útil dos alimentos em casa cresceu 80% nos últimos 12 meses. Com o aumento dos preços dos alimentos e as questões da cadeia de suprimentos, 72% dos consumidores se tornaram mais conscientes do desperdício, em comparação com 33% antes da pandemia.

Os consumidores querem que as organizações assumam a responsabilidade conjunta de reduzir o desperdício alimentar doméstico. Eles se sentem culpados por desperdiçar comida (60%) e expressam insatisfação com varejistas e fabricantes, pedindo que adotem iniciativas para conter o desperdício. Acreditam que marcas, lojas e supermercados devem fazer mais para ajudar a reduzir o desperdício e se sentem desapontados com a falta de ação dessas organizações. As empresas precisam atender às demandas dos consumidores por inovação de produtos, embalagens, clareza nos rótulos de validade e educação do consumidor.

O estudo mostra que iniciativas relacionadas ao desperdício e à perda de alimentos trazem benefícios comerciais, como economia de custos, aumento de receita, classificações ESG mais altas e maior confiança do consumidor. As empresas estão trabalhando na redução de custos e percebem que 91% dos consumidores preferem comprar alimentos de organizações engajadas na redução do desperdício. A tecnologia desempenha um papel fundamental em três frentes para combater o desperdício de alimentos: envolver consumidores e funcionários em iniciativas de gerenciamento de resíduos, colaborar em toda a cadeia de valor com soluções baseadas em dados e estabelecer métricas relacionadas ao desperdício e perda de alimentos.

No Brasil, a empresa Food To Save está crescendo rapidamente com sua plataforma online que facilita a venda de sobras de alimentos de restaurantes. Ela evitou que mil toneladas de alimentos fossem desperdiçadas até agora. A Sodexo On-site também está implementando um programa global chamado WasteWatch, que visa reduzir em 50% o volume de sobras e perdas de alimentos até 2025. Essas iniciativas mostram que a gestão integrada de resíduos e sobras de alimentos é essencial para promover práticas sustentáveis ​​no setor de alimentos.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Arezzo elege Oscar Freire como QG em movimento ousado no varejo

Não perca

Shoppings driblam fechamentos de lojas nos EUA com quadra esportiva

Continue Reading

Você pode gostar

  • Balanço COP30: o varejo como agente de mudança socioambiental

  • Precificação de setor de franquias; franchising consciente Precificação de setor de franquias; franchising consciente

    Franquias crescem 10,8% em 12 meses, aponta ABF

  • order bump order bump

    Order bump: como usar essa estratégia para aumentar ticket médio

  • Amazon Amazon

    Amazon testa entregas em meia hora ou menos nos EUA

  • Delegação Central do Varejo no Grand Central Market; NRF Delegação Central do Varejo no Grand Central Market; NRF

    Conheça os curadores da Central do Varejo para a NRF 2026

  • Nike Nike

    Nike elimina cargos de tecnologia e comercial em reestruturação da liderança

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Economia14 horas atrás

Balanço COP30: o varejo como agente de mudança socioambiental

Precificação de setor de franquias; franchising consciente
Franchising16 horas atrás

Franquias crescem 10,8% em 12 meses, aponta ABF

order bump
E-commerce17 horas atrás

Order bump: como usar essa estratégia para aumentar ticket médio

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.