Franchising
Amazon aprimora ferramenta de busca visual com IA e integração do assistente Rufus

A Amazon está elevando o nível de sua ferramenta de busca visual com o lançamento do Lens Live, recurso que escaneia automaticamente itens exibidos em sites e redes sociais para apresentar correspondências de produtos em tempo real no Amazon.com. A novidade integra diretamente o assistente de compras por inteligência artificial da empresa, o Rufus, oferecendo aos consumidores resumos de produtos, respostas rápidas e insights diretamente na experiência de navegação.
O Lens Live já está disponível para dezenas de milhões de clientes no aplicativo da Amazon para iOS nos Estados Unidos e será expandido para mais usuários nas próximas semanas.
Como funciona
Ao abrir o Amazon Lens dentro do aplicativo, a câmera passa a escanear imediatamente os produtos exibidos e exibe as melhores correspondências em um carrossel deslizável na parte inferior da tela. O usuário pode:
- Tocar em um item na visualização da câmera para focar em um produto específico;
- Adicionar ao carrinho com um toque no ícone de “+”;
- Salvar na lista de desejos ao tocar no ícone de coração, tudo sem sair da câmera.
Inteligência artificial integrada à experiência
Com o Rufus, a experiência é complementada por perguntas sugeridas e resumos rápidos sobre o que diferencia determinado produto, permitindo ao consumidor pesquisar e comprar com mais agilidade e embasamento no mesmo fluxo de navegação.
Além disso, os usuários continuam podendo utilizar as funções tradicionais do Amazon Lens, como tirar uma foto, enviar uma imagem ou escanear códigos de barras, caso prefiram.
Quer levar a IA para o dia a dia do seu varejo? A oportunidade é a Imersão IA no Varejo, nos dias 9 e 10 de outubro, em São Paulo. Dois dias de conteúdo prático, networking e inovação. Participe!
Imagem: Divulgação
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo