Operação
Amazon atinge 200 polos logísticos no Brasil e amplia programas de entrega rápida

A Amazon anunciou a marca de 200 polos logísticos em operação no Brasil, presentes em todos os 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com a empresa, 140 desses polos foram implementados nos últimos 18 meses. A expansão faz parte da estratégia da companhia para acelerar a entrega de pedidos e ampliar sua rede de parcerias com empreendedores locais.
A operação logística da Amazon no Brasil é sustentada por tecnologia proprietária e uma rede de fornecedores, vendedores e parceiros que atuam em diferentes regiões do país. A empresa afirma que sua malha logística já permite entregas no mesmo dia em mais de 200 cidades e entregas no dia seguinte em mais de 3.600 cidades brasileiras.
Desde o início de suas operações de varejo no Brasil em 2019, a Amazon vem ampliando sua presença com foco na integração entre tecnologia e conhecimento local. Atualmente, a empresa gera mais de 18 mil empregos diretos e indiretos no país. Por meio de seu marketplace, mais de 100 mil pequenas e médias empresas oferecem produtos pela plataforma, com impacto estimado na criação de 170 mil empregos.
“Estamos acelerando nossa expansão no Brasil e investindo em parcerias locais e estratégicas que engajam e atuam como força transformadora para oferecer serviços ainda mais rápidos aos clientes, não importa onde estejam”, afirmou Ricardo Pagani, líder de operações da Amazon Brasil.
A Amazon também destaca dois programas como parte da expansão de sua rede logística: o Amazon Hub e o Amazon Delivery Service Partner (DSP). Lançado em 2024, o Amazon Hub permite que pequenos negócios locais atuem como pontos de entrega para pedidos feitos no site da empresa. Segundo a Amazon, o programa contava com mais de 250 negócios ativos no final de 2024 e atualmente soma mais de 700 parceiros. A empresa afirma ainda que está desenvolvendo outras 1.900 oportunidades para o programa em regiões metropolitanas do Distrito Federal e nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Espírito Santo.
De acordo com a Amazon, o Amazon Hub tem reduzido os prazos de entrega em diversas regiões de 5 para 2 dias, com algumas entregas sendo realizadas em apenas 1 dia.
O programa DSP, iniciado em 2020, viabiliza que empreendedores criem e operem empresas especializadas na entrega de pacotes vendidos na Amazon, com apoio da tecnologia da companhia. Segundo a empresa, mais de 50 empreendedores já aderiram ao modelo, com geração de mais de 3 mil postos de trabalho em 11 estados.
Outro projeto destacado é a parceria com a Favela Llog, iniciativa voltada a regiões periféricas e operada pelo grupo Favela Holding. A Amazon informa que o programa conta atualmente com 16 estações de entrega ativas em favelas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A proposta é viabilizar entregas em até um dia em áreas de difícil acesso, criando oportunidades econômicas nessas comunidades.
“Nossa visão de longo prazo é criar uma rede logística robusta e eficiente que conecte até as áreas mais remotas do Brasil, promovendo o acesso a uma ampla seleção de produtos”, completou Pagani.
Imagem: Reprodução