Operação
Amazon Fresh decide fechar cinco lojas nos Estados Unidos

A Amazon confirmou nesta segunda-feira (6) que decidiu encerrar as operações de quatro lojas da rede Amazon Fresh no sul da Califórnia, mas não informou a data exata dos fechamentos. Segundo a CNBC, as unidades devem ser encerradas nas próximas semanas.
As lojas localizadas em La Habra, La Verne, Mission Viejo e Whittier deixarão de operar, e o estado da Califórnia continuará com 22 unidades da Amazon Fresh em funcionamento.
A empresa afirmou que irá trabalhar com os funcionários afetados para tentar realocá-los em outras funções dentro da companhia, sempre que possível.
Além da Califórnia, a Amazon confirmou que uma loja da Amazon Fresh em Plainview, no estado de Nova York, foi fechada em 28 de setembro, menos de um ano após sua inauguração. Com isso, restam duas unidades da rede no estado, ambas localizadas em Long Island.
“Algumas localizações funcionam melhor do que outras e, quando isso acontece, avaliamos e decidimos, em certas circunstâncias, fechar uma unidade”, afirmou Griffin Buch, porta-voz da Amazon, em comunicado.
De acordo com o jornal Newsday, a loja de Plainview, que abriu no mesmo dia da unidade de East Setauket (Nova York), estava entre as lojas cujo desenvolvimento foi colocado em pausa pela empresa em fevereiro de 2023.
Excluindo esses cinco pontos que serão fechados, a Amazon Fresh mantém uma presença de 57 lojas em oito estados norte-americanos, além de um centro de distribuição no Tennessee. No início deste ano, a empresa já havia confirmado o fechamento de unidades em Thousand Oaks (Califórnia) e Manassas (Virgínia). Em setembro, a Amazon também anunciou o fechamento de 14 lojas da Amazon Fresh no Reino Unido, sendo que cinco delas serão convertidas em unidades da Whole Foods Market.
Mesmo com os ajustes, a empresa segue expandindo sua atuação no varejo alimentar. Em março de 2025, a Amazon Fresh inaugurou uma loja em Silver Spring (Maryland) e, neste outono, estreou na Filadélfia (Pensilvânia), segundo a imprensa local.
Em setembro de 2024, a Amazon Fresh contava com 52 lojas em oito estados dos EUA.
Embora as lojas físicas da Amazon Fresh ainda não tenham demonstrado resultados consistentes, a empresa continua investindo fortemente em seu negócio de alimentos. Em agosto, a Amazon anunciou que passará a oferecer entrega no mesmo dia de produtos perecíveis em 1.000 cidades e localidades norte-americanas, com a meta de ampliar o serviço para mais de 2.300 regiões até o fim deste ano.
A companhia também segue integrando cada vez mais as operações da rede Whole Foods à sua estrutura central de negócios de mercearia.
Imagem: Divulgação
Informações: Peyton Bigora para Grocery Dive
Tradução livre: Central do Varejo