E-commerce
América Latina lidera projeções de crescimento do e-commerce
As vendas no varejo eletrônico na América Latina estão previstas para registrar um sólido crescimento de 14,3% em 2023, liderado por mercados promissores como Argentina, México e Colômbia. Essa taxa de crescimento posiciona a região como o segundo mercado de comércio eletrônico com maior expansão no mundo, perdendo apenas para a região do Oriente Médio e África.
Destacando-se como uma das únicas duas regiões com crescimento de dois dígitos no comércio eletrônico nos próximos quatro anos, a América Latina promete manter sua trajetória ascendente. De acordo com o relatório “Latin America Ecommerce Forecast 2023” do eMarketer/Insider Intelligence, espera-se que até 2026, a região retome sua posição como o mercado com o crescimento mais rápido no setor de e-commerce globalmente. Essas projeções foram apresentadas durante o Fórum E-commerce Brasil 2023, realizado em São Paulo entre os dias 25 e 27.
O estudo revela que as vendas no varejo eletrônico já ultrapassaram a marca dos US$ 100 bilhões em 2021 e, até 2026, espera-se que esse valor supere os US$ 200 bilhões.
Apesar dos resultados positivos, no ano passado, a taxa de crescimento das vendas no varejo eletrônico não conseguiu superar a inflação na América Latina. No entanto, acredita-se que as taxas de penetração do e-commerce se manterão na casa dos dois dígitos até pelo menos 2027, mesmo em meio a desafios macroeconômicos. Esse cenário é atribuído à resistência do e-commerce na região, impulsionada pela dificuldade de acesso a produtos e às grandes distâncias continentais que levam muitos consumidores a recorrerem ao comércio eletrônico como a única opção para adquirir determinados itens.
Outro fator que impulsiona o crescimento contínuo do comércio eletrônico é o investimento dos varejistas para reduzir prazos de entrega e expandir a área de cobertura. Apesar disso, as lojas físicas ainda prevalecerão no mercado até 2027, respondendo por cerca de 87% do total das vendas no varejo na região. Essa dinâmica demonstra que, embora o comércio eletrônico esteja crescendo rapidamente, o varejo tradicional ainda tem um papel significativo na economia da América Latina.
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