Connect with us

Franchising

AMLabs pretende fechar 2023 com 10 mil pontos de autoatendimento

Empresa focada em honest market traz estratégia de logística como um dos motivos responsáveis pelo sucesso em mini mercados autônomos

Published

on

imagem de um minimercado autônomo da AMLabs

Um dos setores mais promissores para quem deseja empreender, o honest market, está totalmente atrelado ao crescimento da AMLabs Ventures, principal empresa brasileira especializada em softwares de gestão e pagamentos para operadores de Vending Machine, Micro Market e OCS, que espera fechar o ano de 2023 com mais de 10 mil pontos de venda em mini mercados autônomos, o dobro comparado a 2022. Somente este ano, 5 mil novos foram abertos, trazendo uma média de 13 novas lojas de autoatendimento por dia.

De acordo com a pesquisa divulgada no maior evento do setor de honest market na América Latina, o AMLabs Summit, o setor está otimista, 84% das empresas acreditam que o mercado continua crescendo e 90% projetam crescimento para o próximo ano, pois as lojas estão amadurecendo em termos de operação, estratégia, faturamento e principalmente logística.

“O crescimento dos pontos de venda em 2023 se deve principalmente à logística. O principal engano que algumas empresas cometem é achar que os minimercados são um negócio de distribuição de produtos, que conseguem comprar no atacado por um preço muito competitivo e vender na conveniência com uma margem alta. Na verdade, os custos logísticos afetam muito o desempenho de cada loja. As empresas que têm maior eficiência logística além das estratégias de varejo, mix de produto e tudo mais, tendem a ter mais sucesso, porque elas conseguem abastecer um número de lojas maior, mais rápido, com menos custo, mais produto e o preço acaba sendo ditado pelo mercado porque a margem delas fica por conta da essência logística”, explica Leandro Fidelis, CEO da AMLabs.

As ferramentas que a AMLabs fornece aos seus clientes trazem eficiência nessa etapa, pois a tecnologia ajuda a informar quais produtos podem ser disponibilizados na loja, auxiliando os clientes a planejar o abastecimento de uma forma eficiente, beneficiando na logística e trazendo uma vantagem competitiva para quem usa uma solução que é simples de operar, já que 90% dos empreendedores em minimercados com contrato ativo com a empresa possuem mais de um ponto de venda.

Entre esses clientes está a SmartStore, maior rede de mini mercados do Brasil, que tem um indicador diferenciado, já que possui 54% multi licenciados, ou seja, clientes que possuem mais de uma loja. A empresa explica como a tecnologia e a logística são uns dos principais fatores que auxiliam os empreendedores desse setor de mercado.

A tecnologia AMLabs discorreu de uma visão inovadora do mercado do varejo quando Fidelis resolveu focar no que muitos chamam de mercado da honestidade em 2020. Um setor que se expandiu principalmente devido à pandemia com lojas de conveniência autônomas se tornando cada vez mais comuns em condomínios residenciais e empresariais, e que neste ano projeta movimentar R$ 3 bilhões até dezembro. Além da logística, a tecnologia auxilia ainda em um dos principais desafios para os empreendedores de loja de conveniência autônomas, os desvios. “A questão do honest market, não é um elemento que inviabiliza o negócio, mas é o elemento que pesa se não for bem administrado e a AMLabs fornece aos clientes um sistema que diminui esse problema”, completa Fidelis.

imagem de um minimercado autônomo da AMLabs

Imagem: Divulgação

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *