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Aplicativos de delivery acumulam US$20 bilhões em perdas em uma batalha acirrada pelos consumidores

DoorDash, Deliveroo, Delivery Hero e Just Eat Takeaway agora focam em lucros, apesar do crescimento mais lento após a pandemia

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Aplicativos de delivery

Os principais aplicativos de delivery na Europa e nos EUA acumularam mais de US$20 bilhões em perdas operacionais combinadas desde que se tornaram públicos, após uma acirrada batalha por participação de mercado.

As ações da Deliveroo, Just Eat Takeaway, Delivery Hero e DoorDash — as quatro maiores empresas de entrega de alimentos autônomas, listadas publicamente, nos EUA e na Europa — estão todas sendo negociadas bem abaixo dos picos da era da pandemia, à medida que os investidores examinam seus modelos de negócios.

Após um período de crescimento impulsionado pelo lockdown pandêmico, os aplicativos de delivery agora enfrentam um ambiente macroeconômico mais desafiador que afetou os consumidores.

Ao fazerem um novo esforço para demonstrar lucratividade aos investidores, suas perdas operacionais anuais acumuladas agora atingiram US$20,3 bilhões, de acordo com cálculos do Financial Times e da analista setorial theDelivery.World.

A cifra cobre os sete anos desde que Deliveroo, Delivery Hero e DoorDash se tornaram públicos e após a criação da Just Eat Takeaway após uma fusão em 2020. Inclui substanciais baixas contábeis relacionadas a aquisições e compensações baseadas em ações.

“A disposição dos investidores em financiar perdas mudou” e agora eles querem que os aplicativos de delivery “demonstrem crescimento sustentável e lucrativo” após um aumento nas taxas de juros, disse a analista do UBS Jo Barnet-Lamb.

A rival Uber não divulga a lucratividade operacional de seu negócio Eats, mas marcou seu primeiro ano completo de lucratividade operacional em grupo em 2023 após um esforço concentrado para aumentar as margens, momento que a empresa considerou um “ponto de inflexão”.

Por anos, grupos de capital de risco injetaram dinheiro em empresas da chamada “economia de gig” que subsidiavam entregas de alimentos para atrair clientes com preços baixos e conquistar participação de mercado.

No entanto, os investidores mudaram o foco para a lucratividade à medida que as taxas de juros subiram, mesmo com os custos operacionais incorridos pelas empresas, incluindo marketing, permanecendo altos.

O setor também precisa lidar com a escrutínio duradouro de reguladores e grupos trabalhistas sobre os direitos dos trabalhadores. Se os entregadores fossem pagos salários mais altos, céticos argumentaram que os consumidores nunca estariam dispostos a pagar pelo verdadeiro custo da entrega de alimentos.

No entanto, os analistas do mercado de ações estão ficando mais otimistas de que as empresas podem melhorar os resultados financeiros. Em abril, os três players europeus disseram esperar que este ano siga o exemplo da DoorDash e se torne positivo em fluxo de caixa livre anualmente.

O foco no fluxo de caixa livre segue um antigo foco das empresas do setor em uma medida alternativa de lucros — lucros ajustados antes de juros, impostos, depreciação e amortização — que exclui uma série de custos, como provisões legais.

Mas muitas pessoas “não veem [métricas de lucros ajustados] como um verdadeiro nível de lucratividade do negócio subjacente”, disse Joseph McNamara, analista do Citi.

As perdas operacionais oferecem “a melhor visão padronizada entre todas as empresas” que minimizam ajustes e outros impactos não monetários e não operacionais, disse Amanda Benincasa Arena, sócia da empresa de consultoria em gestão Aon.

Se as empresas poderiam mostrar que estavam gerando mais dinheiro do que estavam gastando era o próximo grande “teste de lisura”, acrescentou McNamara, agora que a fase de “crescimento a todo custo” acabou.

Giles Thorne, analista da Jefferies, observou que os consumidores continuaram a usar os serviços nos últimos anos “apesar de terem menos dinheiro e apesar de serem cobrados mais” — devido a menos descontos e maior inflação — o que ele disse apoiar as perspectivas de longo prazo do setor.

Enquanto o setor de entrega de alimentos online foi impulsionado pelo impacto da pandemia, as taxas de crescimento das vendas diminuíram nos anos seguintes. Os grupos buscaram desenvolver novas fontes de receita para ajudar a acelerar o crescimento, como entrega de supermercado e negócios de publicidade de margem mais alta.

A Uber creditou a ampla gama de serviços que oferece por ajudar a impulsionar as vendas totais, aumentar o número de usuários e melhorar as economias de escala.

A indústria madura também está testemunhando um período de consolidação, com alguns players saindo de determinados mercados e outros procurando intensificar esforços em locais onde acreditam que podem dominar.

A DoorDash focada nos EUA anteriormente disse ao FT que estava buscando expandir para novos mercados, enquanto a Delivery Hero anunciou em maio que planejava vender seu negócio em Taiwan para a Uber para “focar nossos recursos” em outros lugares. Em janeiro, o grupo alemão também vendeu sua participação minoritária na Deliveroo listada em Londres.

No entanto, as ofertas históricas também prejudicaram os resultados financeiros de algumas das quatro empresas, com uma forte queda nas avaliações do setor levando a baixas contábeis.

A extensão das perdas da JET em 2022 e 2023 foi impulsionada em parte por um total de US$6,5 bilhões em baixas contábeis no valor de empresas adquiridas, principalmente relacionado ao Grubhub, que a JET lutou para se desfazer desde 2022, e Just Eat. A Delivery Hero também relatou baixas substanciais recentes totalizando cerca de US$1,7 bilhão em 2022 e 2023.

Impairments podem indicar que uma aquisição ou fusão não estava “dando certo” como esperado, disse Benincasa Arena, da Aon. Baixas contábeis consistentes podem significar que uma empresa estava “entrando em mercados incorretos via aquisição ou que não estava executando as operações corretamente uma vez nesses mercados”, disse ela.

Despesas relacionadas a prêmios de ações de funcionários também prejudicaram os lucros operacionais, com a DoorDash relatando mais de US$1 bilhão em tais despesas em 2023.

A Deliveroo disse: “Continuamos a fazer progressos sólidos em relação às nossas prioridades estratégicas e permanecemos confiantes em nossa capacidade de entregar crescimento lucrativo”.

A DoorDash disse que havia “investido bilhões” para ajudar os comerciantes a “construir negócios bem-sucedidos”, acrescentando que a empresa esperava entregar “lucratividade de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos ao longo do tempo”.

Emmanuel Thomassin, diretor financeiro da Delivery Hero, disse que as perdas operacionais incluíam “itens que não são considerados operacionalmente relevantes para medir o desenvolvimento econômico da empresa”. A empresa está mais focada em outras métricas, incluindo fluxo de caixa livre, acrescentou.

A Just Eat Takeaway disse: “Estamos satisfeitos por ter feito melhorias significativas em nosso desempenho financeiro em todos os nossos segmentos, bem como por retornar ao fluxo de caixa livre positivo em 2023”.

A JET disse que suas perdas operacionais nos últimos anos “foram principalmente impulsionadas por despesas de impairment relacionadas a ativos intangíveis após aquisições financiadas por capital próprio” e “não têm relação com a lucratividade real de nossas operações nos últimos anos”. A empresa disse que prefere avaliar sua lucratividade no EBITDA ajustado.

 

Imagem: Envato
Informações: Camilla Hodgson e Yasemin Craggs Mersinoglu para Financial Times
Tradução: Central do Varejo