• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

E-commerce Economia

Após idas e vindas, governo manterá isenção para compras até US$50 
Advertisement

E-commerce

O que vender pela internet? Descubra segmentos mais buscados

E-commerce

PMEs faturam 34% a mais no Dia das Mães de 2025

E-commerce

Punchout: o que é, como funciona e por que o varejo deve adotar

E-commerce

Geração Z e Millennials usam e-commerce e self-checkout para evitar interações sociais

E-commerce Operação

Por que a era da disrupção do e-commerce no varejo chegou ao fim

E-commerce

C2C: o que é, como funciona e qual seu impacto no varejo

E-commerce

Privalia: história, expansão e estratégias da gigante da moda online

E-commerce

TikTok Shop inicia operação no Brasil com foco em creators e marcas

E-commerce

ABComm estima aumento nas vendas no Dia das Mães

E-commerce

Após idas e vindas, governo manterá isenção para compras até US$50 

Medida estava prevista para entrar em vigor em julho e afetaria consumidores que fazem compras em sites internacionais

Publicado

2 anos atrás

on

19 de abril, 2023

Por

Redação

O Governo Federal anunciou uma mudança em relação às compras feitas por pessoas físicas em sites do exterior. Inicialmente, havia sido anunciado que as encomendas com valor de até US$50 estariam sujeitas à cobrança de imposto de importação, mas a medida gerou insatisfação entre consumidores e entidades do setor. Em resposta, o governo voltou atrás e decidiu manter a isenção para compras até US$50.

A medida estava prevista para entrar em vigor a partir de julho de 2023 e afetaria principalmente os consumidores que fazem compras em sites internacionais. No entanto, a mudança gerou críticas e a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) chegou a fazer um abaixo-assinado online contra a medida, que contou com a adesão de mais de 20 mil pessoas.

A manutenção da isenção de impostos para encomendas de até US$50 é vista como uma vitória para os consumidores e para o setor de comércio eletrônico. Segundo a ABComm, a medida poderia desestimular as compras em sites internacionais, prejudicando tanto os consumidores quanto as empresas que atuam nesse mercado. No entanto, a isenção vem sendo criticada pelo varejo nacional, que alega condições desiguais para concorrer com os marketplaces estrangeiros.

A isenção de impostos para encomendas de até US$50 foi instituída em 2015 e tem sido um estímulo para o comércio eletrônico no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, em 2022, foram registradas mais de 32 milhões de importações de baixo valor, o que representa cerca de 80% das encomendas internacionais que chegam ao país.

A decisão de manter a isenção de impostos para encomendas de até US$ 50 foi comemorada pelos consumidores, que poderão continuar a fazer compras em sites do exterior sem ter que pagar impostos adicionais. A medida também é vista como um estímulo para o setor de comércio eletrônico, que poderá continuar a atuar de forma competitiva no mercado global.

No entanto, a decisão do governo de isenção para compras até US$50 também levanta questões sobre a necessidade de uma reforma tributária mais ampla, que leve em consideração as transformações do comércio eletrônico e as novas formas de consumo. A isenção de impostos para encomendas de até US$ 50 é uma medida importante, mas não resolve as questões estruturais que afetam o setor.

Leia também:

Varejo contesta regra para compras internacionais de até US$50

Consumidor do futuro: saiba as tendências

Foto José Cruz/Agência Brasil

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Marketplace tem alta de 67% no Brasil desde 2019, mas ritmo cai

Não perca

Exclusivo: Para Luiza Trajano, novo arcabouço reduzirá custos do varejo

Continue Reading

Você pode gostar

  • tipos de consumidores; ia tipos de consumidores; ia

    1 em cada 3 australianos já utiliza IA para compras

  • Trela Trela

    Trela amplia portfólio com quase mil novos itens e expande atuação para além da alimentação saudável

  • varejo online; o2o online to offline; o que vender pela internet varejo online; o2o online to offline; o que vender pela internet

    O que vender pela internet? Descubra segmentos mais buscados

  • Hard Rock Cafe Hard Rock Cafe

    Hard Rock Cafe terá primeira unidade na cidade de São Paulo

  • Shopee Shopee

    Shopee expande presença na região Norte com nova unidade logística em Rondônia

  • vendas online e shopping; vendas no varejo nacional; índice de confiança comércio; personal shopper vendas online e shopping; vendas no varejo nacional; índice de confiança comércio; personal shopper

    É preciso valorizar mais as soluções de vendas assistidas com personal shopper

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
tipos de consumidores; ia
Comportamento39 minutos atrás

1 em cada 3 australianos já utiliza IA para compras

Trela
Operação1 hora atrás

Trela amplia portfólio com quase mil novos itens e expande atuação para além da alimentação saudável

varejo online; o2o online to offline; o que vender pela internet
E-commerce2 horas atrás

O que vender pela internet? Descubra segmentos mais buscados

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação