• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

E-commerce Economia

Após repercussão negativa, Fazenda nega taxação de compras online
Advertisement

E-commerce

E-commerces intensificam campanhas para o 11.11

E-commerce Marketing

AliExpress lança campanha 11.11 com Popó e Wanderlei Silva

E-commerce

E-commerce de brinquedos cresce no Brasil impulsionado por consumidores adultos e sazonalidade digital

E-commerce Operação

Black Friday 2025: como o varejo pode se preparar

E-commerce

Bling e Tray agora integram operações com a Temu no Brasil

E-commerce

Redes sociais influenciam metade das compras online no Brasil, aponta pesquisa

Colunistas E-commerce Operação

A otimização da IA no last mile: cada segundo conta

E-commerce

Amazon Brasil anuncia 13 mil contratações temporárias para o último trimestre de 2025

E-commerce

Nubank e Shopee firmam parceria para campanha do 11.11 com descontos exclusivos

E-commerce

Após repercussão negativa, Fazenda nega taxação de compras online

Em nota, pasta afirma que irá aumentar fiscalização sobre compras ilegais e que “nada muda para quem atua na legalidade”

Publicado

3 anos atrás

on

12 de abril, 2023

Por

Redação

Um dia depois de anunciar a taxação de compras online para encomendas internacionais de até US$50, o Ministério da Fazenda emitiu uma nota dando maiores detalhes sobre o tema. Nos esclarecimentos, a pasta afirma que irá apenas aumentar a fiscalização sobre as compras consideradas ilegais. De acordo com o Ministério da Economia, a prática vem gerando uma perda de R$2 bilhões por ano em receitas.

Confira a íntegra da nota do Ministério da Fazenda:

A respeito de notícias que têm circulado em redes sociais mencionando o “fim da isenção de U$ 50 para compras on-line do exterior”, o Ministério da Fazenda esclarece:

Nunca existiu isenção de US$ 50 para compras on-line do exterior. Portanto, não faz sentido afirmar que se pretende acabar com o que não existe. Nada muda para o comprador e para o vendedor on-line que atua na legalidade.

O que o Ministério da Fazenda pretende fazer é reforçar a fiscalização. A partir da Medida Provisória, o exportador vai ter que prestar declaração antecipada com dados do exportador e de quem compra, além do produto.

Sobre o fim dos US$ 50,00 de isenção de pessoa física para pessoa física, o Ministério da Fazenda esclarece:

Esse benefício se aplica somente para envio de pessoa física para pessoa física. Se, com base nele, empresas estiverem fracionando as compras, e se fazendo passar por pessoas físicas, estão agindo ilegalmente.

Com as alterações anunciadas, não haverá qualquer mudança para quem, atualmente, compra e vende legalmente pela internet.

As mudanças vão beneficiar o consumidor que vai receber suas compras on-line mais rápido, com mais segurança e qualidade. Isso porque os produtos terão o processo de liberação agilizado, a partir das informações prestadas pelo vendedor legal, enquanto ainda estiverem em trânsito para o país.

Beneficiam-se também as empresas brasileiras, sobretudo as pequenas empresas, que são as que mais empregam e pagam corretamente os seus tributos.

Leia também:

Como funcionam as franquias online? Veja aqui

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Com receitas, cupons de desconto e game, Diageo repagina loja online

Não perca

Headless commerce torna lojas virtuais mais seguras e versáteis

Continue Reading

Você pode gostar

  • Close em conta de energia com bandeira tarifária alta. Close em conta de energia com bandeira tarifária alta.

    Inflação oficial de outubro é de 0,09%, com recuo na energia elétrica

  • Indústria da Inteligência Artificial; auditoria Indústria da Inteligência Artificial; auditoria

    Implementação da IA no varejo pode ser feita de maneira gradual, diz especialista

  • Meta Meta

    CMO da Meta aposta em IA para transformar o marketing digital

  • academias de bairro academias de bairro

    O boom das academias de bairro e como elas estão conquistando o público

  • Toto Wolff Toto Wolff

    Toto Wolff e Qualcomm debatem valor de marca no Web Summit Lisboa 2025

  • mídia mídia

    Web Summit Lisboa 2025 debate o futuro da mídia e o papel das novas gerações na construção de audiências sustentáveis

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Close em conta de energia com bandeira tarifária alta.
Economia10 horas atrás

Inflação oficial de outubro é de 0,09%, com recuo na energia elétrica

Indústria da Inteligência Artificial; auditoria
Inovação11 horas atrás

Implementação da IA no varejo pode ser feita de maneira gradual, diz especialista

Meta
Eventos13 horas atrás

CMO da Meta aposta em IA para transformar o marketing digital

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.