• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

As 3 tecnologias que viabilizam negócios autônomos no varejo
Advertisement

Inovação

Farmácia paranaense instala robô para dispensação automatizada de medicamentos

Inovação

Carrefour testa formato de loja conectada

Inovação

Starbucks lança assistente com IA da Microsoft para agilizar atendimento

Inovação Operação

Amazon investirá US$ 20 bilhões em data centers de IA nos EUA

Inovação Marketing

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

Inovação

Marcas de beleza incorporam IA em suas operações

Inovação

Empresas de alimentos e bebidas esperam aumento de produtividade com uso de tecnologia

Eventos Inovação

IA no geomarketing: o futuro da localização no varejo já começou

Inovação

IA agêntica causa interesse e preocupação em empresas americanas

Inovação

As 3 tecnologias que viabilizam negócios autônomos no varejo

Inteligência artificial, aplicativos e QR Codes são alguns dos recursos que se destacam na busca por uma operação mais eficiente

Publicado

2 anos atrás

on

13 de abril, 2023

Por

Redação

Segundo pesquisa realizada pela plataforma Córtex, os setores de Varejo e Serviços são os que mais investem em tecnologia no momento de otimizar o crescimento do negócio. De acordo com o estudo, 24,9% das empresas participantes se consideram com um alto nível de recurso tecnológico. Por outro lado, informações divulgadas pela consultoria Opinion Box afirmam que 86% dos consumidores enxergam de forma positiva o uso de ferramentas digitais na jornada de compra. Diante desse contexto, uma tendência se fortalece no mercado: a de negócios autônomos.

A iniciativa se dá por meio de estabelecimentos comerciais que fazem uso da ausência total ou parcial de vendedores na intermediação das compras. Com o auxílio da tecnologia, cabe ao próprio consumidor escolher, adquirir e pagar pelo item desejado. “Esse modelo de negócio ficou conhecido internacionalmente, especialmente nos Estados Unidos, por meio de ações de grandes varejistas que apostaram no conceito ‘to go’. No Brasil, o formato, que significa “para levar”, ganhou força com a necessidade de isolamento social durante o período de pandemia, mas por conta da praticidade que proporciona aos consumidores, está em crescimento exponencial”, diz Vinícius Orsi, CTO da Take, startup que atua com base no modelo de negócio autônomo por meio das vending machines.

“Percebemos que a iniciativa tem uma boa aderência no mercado, principalmente devido a economia de tempo, visto que é comum que esses pontos de vendas estejam bem próximos aos consumidores, inclusive, em condomínios residenciais, evitando assim gasto de tempo em filas ou deslocamentos”, explica o executivo.

Veja a seguir a principais tecnologias por trás dessa tendência:

Inteligência Artificial para negócios autônomos

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a inteligência humana. “Em uma loja autônoma, por exemplo, o recurso pode ser utilizado para identificar por imagem os produtos que estão sendo retirados do estabelecimento. A ferramenta também é uma grande aliada dos empreendedores para detectar padrões de consumo e, consequentemente, oferecer uma experiência de compra mais personalizada aos usuários.”

Aplicativo

Atualmente, o dispositivo móvel é um objeto essencial na rotina do consumidor. E as empresas não podem fechar os olhos para essa realidade. “Os aplicativos podem ser considerados um canal de aproximação entre marca e cliente, que simplifica as atividades do cotidiano, como, por exemplo, a aquisição de um item”, pontua.

QR Code em negócios autônomos

O QR Code é uma espécie de código de barras no formato de um quadrado que, ao ser lido pela câmera de um dispositivo móvel, transmite informações. “Essa tecnologia reflete a preferência dos consumidores pelo omnichannel, ou seja, pela junção de uma experiência física com uma digital. Ao ser aplicado em lojas autônomas, pode funcionar desde cardápios digitais ao destrave de geladeiras para acessar os produtos”, finaliza o executivo.

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Em Ilhéus, Bob’s inaugura seu 1º restaurante de frente para o mar

Não perca

Com receitas, cupons de desconto e game, Diageo repagina loja online

Continue Reading

Você pode gostar

  • ikea ikea

    IKEA reformula design de lojas em grandes cidades

  • página de vendas página de vendas

    NRF: vendas no varejo dos EUA avançam em maio à medida que consumidores reduzem antecipações por causa das tarifas

  • FarMelhor FarMelhor

    FarMelhor inaugura nova unidade na Bahia e amplia presença no varejo farmacêutico do Nordeste

  • robô robô

    Farmácia paranaense instala robô para dispensação automatizada de medicamentos

  • imersão ia no varejo imersão ia no varejo

    Imersão em IA

  • Donald Trump, presidente dos EUA; Casa Branca; acordo Donald Trump, presidente dos EUA; Casa Branca; acordo

    Acordo comercial entre EUA e China “está fechado”, afirma Trump

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
ikea
Design11 horas atrás

IKEA reformula design de lojas em grandes cidades

página de vendas
Operação12 horas atrás

NRF: vendas no varejo dos EUA avançam em maio à medida que consumidores reduzem antecipações por causa das tarifas

FarMelhor
Franchising13 horas atrás

FarMelhor inaugura nova unidade na Bahia e amplia presença no varejo farmacêutico do Nordeste

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising4 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Nutrata
Vídeos3 dias atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

marchon
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos5 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação