Inovação

As infinitas possilidades da Realidade Aumentada no varejo

Com RA, empresas ganham a capacidade de oferecer uma experiência de compra mais imersiva e personalizada

Published

on

realidade aumentada
Photo: Shutterstock

Tecnologia emergente que permite a sobreposição de elementos virtuais em um ambiente real, a realidade aumentada (RA) está se tornando cada vez mais popular no comércio eletrônico e mudando hábitos de consumo, pois permite que os consumidores visualizem produtos em 3D antes de comprá-los.

Ao utilizar a Realidade Aumentada no comércio, as empresas ganham a capacidade de oferecer uma experiência de compra mais imersiva e personalizada para seus clientes, que conseguem usar seus smartphones ou tablets para visualizar móveis em sua sala de estar antes de comprá-los, ou experimentar diferentes roupas e acessórios virtualmente antes de fechar negócio, por exemplo.

Além disso, a Realidade Aumentada pode ajudar as empresas a reduzir as taxas de retorno, uma vez que os clientes terão uma ideia muito mais precisa do produto que estão comprando. Isso pode levar a uma maior satisfação e a um aumento nas vendas.

Embora ainda esteja em sua fase inicial, o mercado de RA está em constante expansão. Até então, os principais usuários da tecnologia têm sido os gamers e aqueles interessados no metaverso, mas isso não significa que seja algo restrito a esses públicos.

Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, quase metade dos entrevistados demonstraram interesse em utilizar tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual para fazer compras nos próximos cinco anos. O mesmo levantamento também apontou que, em 2022, 38% dos entrevistados que trabalham na área de marketing já estavam utilizando a RA, um aumento de 15 pontos percentuais em relação a 2017.

Para implementar a Realidade Aumentada no comércio eletrônico, as empresas precisam trabalhar junto a desenvolvedores de aplicativos e especialistas na área, de modo a criar experiências de compra eficazes. É importante lembrar que a Realidade Aumentada ainda é uma tecnologia em evolução, e sua implementação efetiva pode exigir tempo e investimento.

Leia também:

Conheça os 5 varejistas digitais com maior risco de falência em 2023

Imagem: Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *