Economia

Bares e restaurantes buscam estratégias para aquecer setor

Pesquisa mostra que mais de 140 mil novos estabelecimentos do setor foram abertos no primeiro semestre

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Pessoas em bar à luz do sol; bares e restaurantes; bebidas

O cenário empreendedor no Brasil ganhou um novo fôlego em 2023, especialmente no setor de alimentação. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas do Serasa Experian, divulgado em outubro deste ano, mais de 140 mil empreendimentos voltados para bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks foram inaugurados nos primeiros seis meses do ano.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae, conduziu uma pesquisa reveladora sobre as preferências do público frequentador desses estabelecimentos. Com mais de 6 mil participantes de todas as regiões do país, o estudo mostrou que, mesmo com o crescimento do serviço de delivery, 93% dos consumidores que optam por refeições fora de casa preferem desfrutar da experiência no próprio estabelecimento.

As celebrações e festas foram apontadas como o principal motivador para visitar bares e restaurantes, com 76,6% dos participantes indicando esse fator. Em segundo lugar, a oportunidade de desfrutar de momentos de convívio e diversão com amigos, com 76,3%, demonstrou a importância do aspecto social nesse tipo de estabelecimento.

Os dados da pesquisa são cruciais para orientar estratégias, conforme destaca Bruno Gorodicht, diretor de novos negócios do Grupo Impettus, uma holding com mais de 90 bares e botecos espalhados por cinco estados brasileiros. Gorodicht ressalta a importância de conhecer o perfil do público-alvo e adaptar o ambiente e os serviços oferecidos de acordo com suas preferências.

A experiência do Grupo Impettus, que detém marcas como a rede Espetto Carioca, especializada em espetinhos gourmet, destaca a relevância de um planejamento detalhado antes da abertura do negócio. A estratégia do Espetto Carioca foca em um ambiente sofisticado, visando um público disposto a investir em um ticket médio mais alto em busca de experiências gastronômicas diferenciadas.

Outra marca do grupo, o Mané, boteco com toques de alta gastronomia, mantém a essência tradicional, porém, com um toque de sofisticação. Daniel Bittencourt, embaixador da marca e de novos negócios, destaca a transformação do boteco de bairro em uma rede diferenciada, proporcionando aos clientes experiências gastronômicas únicas. O Mané aposta em produtos autorais e inovadores, alguns disponíveis para compra, e oferece a finalização de pratos na mesa do cliente, algo incomum em botecos tradicionais.

Além da gastronomia, o Grupo Impettus investe em eventos, confraternizações, música ao vivo e espaço kids em seus mais de 90 estabelecimentos. A abordagem alinhada com as preferências do público, conforme apontado pela pesquisa da Abrasel, demonstra a importância de antecipar soluções que atendam às expectativas do consumidor, contribuindo para a fidelidade dos clientes.

Pessoas em bar à luz do sol; bares e restaurantes

Imagem: Envato

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