• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Economia

Bares e restaurantes enfrentam dificuldade para repassar inflação
Advertisement

Economia

No varejo físico, outubro tem queda de -2,5% em movimento

Economia

Inflação oficial de outubro é de 0,09%, com recuo na energia elétrica

Economia

Após cortes, mercado estabiliza estimativa de inflação para 2025

Economia

Ibovespa fecha acima dos 150 mil pontos pela primeira vez

Economia

Mulheres recebem 21% menos que homens em empresas com 100 ou mais funcionários

Economia

Mercado financeiro reduz novamente projeção de inflação

Economia

Delivery impulsiona foodservice em agosto, com 9,6% de alta

Economia Franchising

Cafés especiais no Brasil e o crescimento da Sterna Café

Economia

Prévia da inflação de outubro desacelera e fica em 0,18%

Economia

Bares e restaurantes enfrentam dificuldade para repassar inflação

Segundo estudo da Abrasel, 60% dos bares e restaurantes não conseguem aumentar os preços para acompanhar o índice geral

Publicado

3 anos atrás

on

12 de abril, 2023

Por

Redação

A inflação nos bares e restaurantes foi de 0,60% no mês, contra 0,71% do índice geral no país, segundo dados do IPCA divulgados nesta terça-feira (11) pelo IBGE. No ano, o aumento na alimentação fora do lar acumula alta de 1,67%, também abaixo do índice geral, que foi de 2,09% no primeiro trimestre de 2023. Os números corroboram pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) feita em março, apontando que 60% dos bares e restaurantes não têm conseguido aumentar os preços para acompanhar o índice geral (32% fizeram reajustes apenas para acompanhar a inflação e 8% disseram ter conseguido aumentar acima do índice geral).

“Ao longo destes três primeiros meses do ano tivemos uma piora sensível na situação das empresas. Hoje há quase um terço do setor trabalhando com prejuízo, e a inflação é uma das causas principais, porque os estabelecimentos não conseguem repassar o aumento dos custos de um modo geral. Os alimentos e bebidas tiveram um arrefecimento nos primeiros meses de 2023, mas insumos importantes como gás encanado, energia elétrica e taxa de água estão acima do índice do nosso setor no ano”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Na comparação dos últimos 12 meses, a inflação foi de 7,99%, acima da inflação geral (de 4,65%) e quase em linha com o aumento dos alimentos e bebidas (7,29%). O aumento ainda reflete uma recuperação na segunda metade de 2022, após o período de restrições em função da pandemia que ainda afetou o começo do ano passado. O subitem que mais teve aumento foi o lanche (12,34%), enquanto a refeição subiu abaixo da média, com 5,97%. Neste ano, a tendência se acentua, com o lanche subindo 2,72%, contra 1,17% no preço da refeição no primeiro trimestre.

“No ano passado houve alguma recuperação nos preços no segundo semestre e o fim do ano foi bom em termos de faturamento. Mas não o suficiente para que boa parte dos estabelecimentos resolvesse os problemas com dívidas acumuladas e pagamentos em atraso. Claro que a inflação desacelerando é uma boa notícia, mas o fato de não estarmos conseguindo repassá-la neste começo de ano pode indicar uma baixa na demanda no geral, o que aprofundaria ainda mais os problemas. O fato de lanche ter subido quase o dobro do custo da refeição também é um indicativo que o consumidor, com o bolso mais curto, está migrando de refeições completas e mais caras para os lanches, aumentando sua demanda e permitindo preços melhores para este tipo de alimentação”, completa Solmucci.

Leia também:

McCain do Brasil assume controle da Forno de Minas

Feira de franquias 2023: 11 marcas para ficar de olho!

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Governo anuncia fim à isenção de tributos para importações até U$50

Não perca

Shoppings registram aumento de 3% nas vendas em fevereiro

Continue Reading

Você pode gostar

  • tecnologia tecnologia

    Inteligência artificial impulsiona fusões e aquisições no setor de tecnologia no Brasil

  • homem feliz abrindo caixa de serviço de assinatura; customer success; experiência pós-compra; dia do consumidor; confiança; conveniência homem feliz abrindo caixa de serviço de assinatura; customer success; experiência pós-compra; dia do consumidor; confiança; conveniência

    O varejo mudou: por que o consumidor prefere conveniência a preço

  • insightz; soft living insightz; soft living

    InsightZ #41 – “Soft Living”: a resposta da Geração Z à era do esgotamento

  • adidas adidas

    Adidas inaugura primeira Flagship Originals no Brasil em São Paulo

  • shopping center shopping center

    Justiça paulista torna sem eficácia cláusula de exclusividade imposta por shopping center

  • Diana Marshall Diana Marshall

    NRF 2026: Diana Marshall, do Sam’s Club, mostra como inovação e conexão fortalecem a experiência do consumidor

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
tecnologia
Inovação6 horas atrás

Inteligência artificial impulsiona fusões e aquisições no setor de tecnologia no Brasil

homem feliz abrindo caixa de serviço de assinatura; customer success; experiência pós-compra; dia do consumidor; confiança; conveniência
Operação8 horas atrás

O varejo mudou: por que o consumidor prefere conveniência a preço

insightz; soft living
InsightZ9 horas atrás

InsightZ #41 – “Soft Living”: a resposta da Geração Z à era do esgotamento

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.