E-commerce
Biometria de voz pode ajudar a prevenir fraudes no e-commerce
Recurso permite que as empresas autentiquem a identidade dos usuários com base em suas características vocais únicas

Com o aumento do comércio eletrônico, a segurança das transações online se torna uma preocupação crescente para consumidores e empresas. A biometria de voz está entre as tecnologias capazes de ajudar a prevenir fraudes no e-commerce. Este recurso permite que as empresas autentiquem a identidade dos usuários com base em suas características vocais únicas.
Em termos práticos, a biometria de voz pode ser usada para autenticação de dois fatores, adicionando uma camada extra de segurança aos processos de login. Além disso, as empresas também recorrem a elas para verificar transações financeiras, reduzindo o risco de fraudes em tempo real a partir da análise das características vocais dos usuários. Isso pode ajudar a prevenir golpes antes que eles ocorram, protegendo tanto os consumidores quanto as empresas.
Apesar da biometria de voz ser uma tecnologia promissora, é importante que as empresas do varejo digital implementem outras as medidas de segurança necessárias para garantir que os dados dos usuários estejam protegidos. Isso inclui o armazenamento seguro dos dados de voz dos usuários e o uso de criptografia para proteger as informações durante a transmissão.
Outra questão importante é a acessibilidade da tecnologia de biometria de voz. Nem todos os usuários possuem microfones de boa qualidade ou acesso a conexões de internet confiáveis. Ou seja, as empresas precisam considerar esses fatores ao implementar a ferramenta em seus processos de autenticação e transações financeiras.
Leia também:
Cresce o uso de aplicativos de mensagem para vendas online
Ideias para trabalhar em casal: 5 opções lucrativas
Imagem: Freepik