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Black Friday: como a tecnologia pode transformar a jornada do cliente e mover os ponteiros do seu negócio

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Black Friday

A Black Friday é uma data amplamente aguardada no Brasil. E não apenas pelos consumidores, atentos às ofertas, mas também pelas marcas, que se preparam para um aumento significativo nas vendas e nas interações com os clientes.

Nessa hora, a capacidade de oferecer uma experiência excepcional, focada na jornada completa do cliente e aliada às soluções tecnológicas, é fator decisivo para o sucesso nas vendas e para a fidelização.

Isso porque, no contexto atual, não basta “responder” o consumidor. É necessário criar  conexão para que a experiência seja tão fluida e memorável, que o retorno para um novo negócio seja praticamente certo.

Digo isso me valendo de pesquisa recente da Offerwise, encomendada pela Google, onde 65% dos brasileiros disseram aguardar que as marcas tragam inovações na Black Friday deste ano, especialmente no que diz respeito aos diferenciais e melhorias que podem oferecer ao consumidor.

E, uma dica: se sua empresa ainda não está surfando nas ondas das novas tecnologias (ou pelo menos entendendo como elas podem ser úteis ao seu negócio), estar entre as principais marcas lembradas pelos consumidores pode ser um pouco difícil. As novas tecnologias podem tanto melhorar a jornada dos clientes quanto otimizar processos, deixando tudo mais ágil, fácil e próximo (palavra muito importante na relação com os clientes). Ainda mais quando combinada a outros recursos tecnológicos nem tão novos assim.

A inteligência artificial, por exemplo, traz dentre seus vários recursos a capacidade do entendimento e análise comportamental. Isto permite às companhias, principalmente em sazonalidades como a Black Friday, sair na frente da concorrência com recomendações, promoções, atendimento e pós-venda personalizados para cada cliente, aumentando as conversões e melhorando a satisfação.

Além disso, coletar e usar dados para mapear e entender melhor as preferências dos clientes, respeitando a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, apoia as companhias  no ajuste das estratégias, até mesmo em tempo real.

Outro ponto que vale destaque é a integração entre o físico e o digital. Essa junção de experiências faz toda a diferença em qualquer segmento, mas pode ficar ainda melhor se tiver a possibilidade de omnicanalidade presente, ou seja, a interação em diferentes canais de comunicação.

A transação envolvendo documentos é outra beneficiada pela tecnologia. Quer um exemplo? Seguradoras e Financeiras podem conquistar novos clientes também na Black Friday, e vão enviar contratos e outros documentos para firmar o acordo, certo? Tudo isso pode ser feito a partir de uma solução com criptografia e outros elementos para que a segurança e a rastreabilidade sejam pontos fortes na relação cliente-empresa.

E isso sem falar nos chatbots de inteligência artificial que, para as empresas, reduzem a complexidade de criar o canal de comunicação com o cliente, tornando-o apto a conversar em minutos. E para os clientes, oferecem uma ponte de comunicação com a marca, segura, ágil e assertiva, cujos dados se revertem em melhoria contínua, se bem aproveitados pelas empresas com esta finalidade.

Então, se valer da tecnologia em períodos de alta demanda, como é a Black Friday, é mais do que importante. É crucial! Só assim para manter seu negócio atualizado e, ao mesmo tempo, seus clientes felizes com uma experiência que realmente faça sentido para cada um deles, de maneira personalizada e fluida.

Imagem: Envato



(*) Lilian Lima
, CTO da Zenvia

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