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Caminhos para a implementação de uma franquia estrangeira nos EUA

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O mercado de franchising dos EUA é o maior mercado do mundo, o berço do franchising a mais de 100 anos, hoje com faturamento perto de U$ 1 trilhão, e perto de 1 milhão de unidades.

Além disto, os USA são a maior vitrine mundial de negócios e países como o Brasil não são vitrines de negócios. Neste sentido somos totalmente ignorados. Precisamos colocar nossos negócios em alguma vitrine para crescer internacionalmente e os USA são a vitrine mais fácil para implantar negócios estrangeiros. Tanto que franquias de sucesso do mundo inteiro querem expor seus negócios neste país. O investidor americano está de olho em novas oportunidades de negócio.

Franqueadores de sucesso de fora dos Estados Unidos que queiram entrar neste país, tem de colocar o mercado americano como uma estratégia de crescimento mundial, e investir como se estivessem recomeçando seus negócios, só que em outro país. A empresa precisa conhecer o mercado, seus concorrentes diretos e indiretos, o perfil do consumidor, as diversas opções de canais e outros itens de um bom plano de negócios que mostrará os melhores
caminhos para entrar nesse mercado.

É necessário capital suficiente no início para que um novo franqueador cresça, mesmo que você tenha uma franquia de muito sucesso para atrair novos investidores, ou alguém famoso por trás, ou uma empresa muito forte. O ideal é crescer com unidades próprias no início e depois crescer com franquias. A empresa tem primeiro que entender o mercado e testar seu próprio produto ou conceito, para depois pensar na expansão com franquias e também através de outros canais de distribuição.

Muitas vezes é melhor começar por outros canais de distribuição que não a franquia, para negócios de varejo, como lojas virtuais, para testar o produto, entender o consumidor americano e até mesmo se capitalizar naquele país, já que se trata de uma concorrência de mercado muito aberta.

Existem outras opções no varejo, por exemplo, utilizar a plataforma de outros players do mercado para expor seu produto ao consumidor americano com sua marca store-in-store, ou através da distribuição normal do produto para lojas multimarcas, e ir gradativamente avaliando o desempenho do produto e tornando a marca mais conhecida.

Caso a empresa possua um conceito de alimentação ou serviço, aconselhamos a implementação de unidades próprias nos mercados identificados no plano de negócios, para confirmar a viabilidade do conceito, fazendo os ajustes necessários durante o processo, que pode levar mais de 1 ano.

Somente depois disso a empresa poderá planejar o crescimento com franquias, além de outros canais de distribuição de seu produto ou serviço, e mesmo assim, inicialmente com velocidade reduzida e concentrada na região inicial de atuação, abrindo gradativamente o leque de mercados serviu em torno da região inicial, crescendo em círculos.

Nos USA, existe uma Lei de Franquia Federal, e 13 Estados tem leis específicas com exigências próprias para o registro e venda da franquia nestes Estados. Nos demais só precisa do registro Federal. Por isto, planejar a entrada e a expansão é uma tarefa fundamental.

Além disto a legislação de locações comerciais é muito diferente do Brasil. Você assume o cumprimento do contrato até o final, normalmente sem possibilidade de rescisão antecipada, mas podendo ser repassado para outra empresa que assumirá o contrato.

O Franqueador tem de procurar empresas de consultoria que conheçam bem o mercado e a legislação americana, além de registrar a marca com antecedência não apenas nos USA, mas também nos países que tenha interesse em crescer, pois vai expor sua marca para o mundo.

Neste momento, entrar no mercado americano principalmente pela Flórida é mais fácil, mas exige planejamento, capital inicial que pode ser obtido inclusive no próprio mercado, disciplina para seguir o plano, persistência e criatividade.

A gente fala muito que o Brasil não é para amadores. Eu diria que o mundo dos negócios não é para amadores. Todos os países tem suas nuances e exigem muito trabalho, planejamento e capital inicial.

Tudo isso vale muito a pena porque quem obtém sucesso no mercado americano pode entrar em qualquer outro mercado do mundo e mudar o patamar de atuação e imagem da sua empresa. Os Estados Unidos são a maior vitrine de negócios do mundo!

Imagem: Envato


(*) Paulo C. Mauro, é um dos precursores do Franchising no Brasil. Sua empresa GLOBAL FRANCHISE tem escritórios em São Paulo, Recife, e no exterior nos USA e Paris, e hoje conta com associados em mais de 60 países através de grandes grupos mundiais de consultores, o FCI-Front Consulting Internacional, o AsiaWide, o Franchising in India e o FranGlobal. Foi diretor da ABF no período 2000 a 2004, ocupando os cargos de Dir. de Cursos e Eventos, quando lançou no Brasil a Convenção Anual da ABF, e depois como Dir. Internacional, quando concretizou a assinatura do Convênio APEX, com o Min. do Desenvolvimento, para levar franquias brasileiras para o exterior, e que vigora até hoje.

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