Operação
Carrefour abrirá unidade Express no Aeroporto de Congonhas em 2026
O Grupo Carrefour Brasil anunciou a chegada da bandeira Carrefour Express ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2026. A unidade será voltada à conveniência e atenderá cerca de 70 mil pessoas que circulam diariamente pelo terminal, incluindo passageiros, funcionários e prestadores de serviços.
A companhia já opera duas lojas Express no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com a entrada em Congonhas, o grupo ampliará sua presença no estado e atingirá 142 unidades na Região Metropolitana de São Paulo, mantendo foco no consumo rápido com itens como snacks, bebidas, frutas porcionadas, salgados e produtos de higiene e limpeza.
O Grupo Carrefour Brasil afirma que a expansão acompanha diferentes momentos da jornada do cliente. Segundo a empresa, o formato Express atende demandas imediatas em locais de grande circulação e de perfis variados de público.
“Quando abrimos a primeira loja do Carrefour Express, em 2014, já tínhamos o desafio de atender perfis de consumo muito diferentes. Ao longo desses mais de dez anos, entendemos que adaptar o sortimento ao comportamento de cada região e ponto comercial é essencial. Em lojas de rua, por exemplo, há maior procura por compras de reposição do lar. Já no Aeroporto de Guarulhos, predominam compras menores e relacionadas à conveniência, até mesmo para os momentos de viagem. Por isso, cada unidade exige ajustes na variedade de itens, marcas e categorias para atuarmos com mais eficiência e assertividade”, afirma José Rafael Vasquez, CEO do Sam’s Club & Carrefour Varejo.
A nova loja terá 140 m² e cerca de 2,6 mil SKUs, compondo a rede de serviços do aeroporto, que reúne ofertas de alimentação, vestuário, acessórios, presentes e lazer.
O projeto é desenvolvido pelo Carrefour Property, braço imobiliário da companhia, e segue o conceito de “one stop shop”. A empresa afirma que busca acompanhar o estilo de vida da população e investir em soluções alinhadas aos novos hábitos de consumo. Outro exemplo citado pela companhia é a unidade Express da estação Vila Sônia do metrô, inaugurada no primeiro semestre de 2025.
“Estar onde o consumidor está, ampliar capilaridade e fortalecer o ecossistema são movimentos centrais para nós. O nosso objetivo não é ser apenas um ponto de passagem para os clientes. Queremos fazer parte da rotina deles, transformando experiências a partir de diversos pontos da cidade, desde lojas de rua até aeroportos, shoppings, centros comerciais e estações de metrô”, afirma Camila Monteiro, diretora de Desenvolvimento Imobiliário do Carrefour Property.
A loja de Congonhas será instalada no pavimento inferior, próxima à saída da futura estação da Linha 17 – Ouro do Metrô, prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2026.
Imagem: Reprodução/Shopping Itaquera
