Comportamento
Carrinho virtual influencia decisão de compra de 95% dos consumidores

O uso do carrinho virtual tem se provado como parte fundamental da jornada de compra dos consumidores brasileiros no comércio eletrônico. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Amazon Brasil, nove em cada dez brasileiros (95%) utilizam o carrinho virtual como ferramenta para decidir se irão finalizar uma compra.
Entre os entrevistados que afirmaram utilizar o recurso, 74% disseram que o fazem para evitar compras por impulso. Já 72% consideram o carrinho uma espécie de “lista de sonhos”. O estudo aponta que economia, planejamento e agilidade são elementos cada vez mais presentes na experiência digital dos consumidores, junto com o aspecto de entretenimento.
“A pesquisa reflete nosso compromisso de sempre atuar sob a perspectiva dos consumidores. Nosso foco é estarmos atualizados sobre as preferências, hábitos e expectativas dos brasileiros, para evoluir continuamente e oferecer as melhores experiências aos nossos clientes”, afirmou Camila Nunes, diretora de Marketing da Amazon Brasil.
A interação com o carrinho virtual também tem sido vista como uma atividade de lazer. Segundo o levantamento, 73% dos consumidores compararam o hábito de adicionar produtos ao carrinho ao ato de admirar vitrines em lojas físicas. Além disso, 61% relataram sentir prazer ao realizar essa atividade em sites e aplicativos.
O tempo dedicado a esse processo varia: três em cada quatro consumidores passam entre 30 minutos e mais de uma hora navegando, escolhendo e organizando os itens no carrinho.
“A pesquisa reforça que estamos no caminho certo para oferecer uma experiência de compra cada vez mais completa: desde a busca pelo produto ideal, bons preços, frete grátis, entregas rápidas, métodos de pagamento facilitados, que reflete a diversidade de interesses dos consumidores”, disse Camila.
O levantamento também identificou uma ampliação nas categorias de interesse dos consumidores. O carrinho virtual é utilizado para compras em diversas áreas. As categorias mais citadas foram:
- Roupas e calçados (88%)
- Eletroportáteis e eletrônicos (78%)
- Produtos de higiene e beleza (66%)
- Móveis e decoração (62%)
- Livros e papelaria (53%)
- Brinquedos e jogos (52%)
- Alimentos e bebidas (43%)
Imagem: Envato