• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Marketing

Cashback fideliza consumidores e ganha espaço entre as empresas
Advertisement

E-commerce Marketing

Social Commerce revoluciona e-commerce e deve movimentar a Black Friday

Marketing

Club Social lança campanha regional inspirada na rotina e na diversidade dos brasileiros

Colunistas Franchising Marketing

O erro das franquias que só fazem marketing institucional

Marketing

Inteligência Artificial remodela estratégias de marketing e presença digital no Brasil

Marketing

Campanhas de marketing: tudo o que você precisa saber para transformar resultados

Marketing

Nutty Bavarian e Stranger Things lançam collab

Marketing

Blacklist: o que é, como funciona e como evitar cair nela

Marketing

C&A celebra o Dia das Crianças com ponto de ônibus interativo

Marketing

Krispy Kreme lança campanha especial de Halloween

Marketing

Cashback fideliza consumidores e ganha espaço entre as empresas

Medida vem sendo estudada pelo Governo Federal, que pode fazer devolução parcial de impostos para população de baixa renda

Publicado

2 anos atrás

on

7 de julho, 2023

Por

Redação

O cashback se tornou muito  popular no Brasil, conquistando os consumidores e levando cada vez mais empresas a adotarem essa estratégia para fidelizar seus clientes. Segundo o Sebrae, quase 6,5 milhões de empresas já oferecem programas de cashback, e só em 2021, o cashback movimentou R$10 bilhões no país, de acordo com o Cuponomia.

Até mesmo o Governo Federal está estudando um modelo de devolução de impostos para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único. A tradução literal da palavra cashback, “dinheiro de volta”, resume a dinâmica dessa estratégia.

Esse modelo, que foi criado nos Estados Unidos na década de 1980 por uma operadora de cartão de crédito, se popularizou no Brasil há menos de 10 anos. Na prática, funciona da seguinte maneira: ao fazer uma compra, o cliente recebe de volta uma parte do valor gasto. Esse “bônus” pode ser usado em compras futuras ou como desconto em uma transação.

O cashback não apenas movimenta pequenos e grandes negócios, bancos e varejistas, mas também é uma forma de garantir a fidelidade dos clientes por um longo período. Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, comenta que essa modalidade é popular no Brasil devido à facilidade de trocar e receber o dinheiro de volta, e acredita que a prática continuará crescendo, segundo matéria da Consumidor Moderno.

O percentual de recompensa oferecido varia de empresa para empresa, e o cenário é amplo e criativo. Programas de milhas e pontos são exemplos de modalidades que utilizam o cashback, em que o consumidor acumula pontos que podem ser revertidos em benefícios futuros.

Bancos também oferecem cashback por meio de cartões de crédito que possuem o programa incluído, permitindo que os clientes aproveitem os benefícios das compras, inclusive com a opção de investback, em que uma parte do valor gasto é reinvestida em uma conta separada com rendimento.

Outra forma de recompensa é o uso de selos e cartelas, muito comuns em marcas, supermercados e pequenos varejistas. Os clientes juntam uma quantidade determinada de selos e podem trocá-los por prêmios. Em média, a devolução pode chegar a até 5% do valor das compras, mas em ocasiões especiais, as oportunidades podem ser ainda maiores.

O cashback beneficia principalmente os consumidores, que têm mais uma ferramenta de benefício e podem usá-la como critério de decisão na escolha de um produto ou serviço. Além disso, a concorrência gerada por empresas que adotam o cashback como forma de se diferenciar é um estímulo positivo para os negócios.

É importante ressaltar que o cashback não é como um cupom, que é aplicado diretamente como desconto sobre o produto ou serviço. Nessa estratégia, o consumidor precisa dar o primeiro passo, ou seja, fazer a compra, e receber a recompensa na próxima negociação.

Além dos usuários finais, as empresas parceiras que adotam o modelo de cashback também se beneficiam. Existe uma ampla rede credenciada para oferecer o benefício, e empresas como a Lecupon têm desenvolvido formatos que permitem às empresas criarem seus próprios clubes com cupons de vantagens e acesso VIP, oferecendo uma ampla gama de possibilidades para conquistar o consumidor.

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Shein inaugura nova loja pop-up em Belo Horizonte, a segunda do ano

Não perca

Varejo se transforma em espaço de mídia na era do marketing digital

Continue Reading

Você pode gostar

  • GLP-1 GLP-1

    Usuários de GLP-1 estão comprando menos em grandes varejistas

  • TikTok Shop TikTok Shop

    TikTok Shop lança iniciativa para apoiar negócios locais no Reino Unido

  • St Marche St Marche

    Justiça homologa plano de recuperação extrajudicial do St Marche

  • Pix no celular; Pix automático; Pix Google Pay; pix mei Pix no celular; Pix automático; Pix Google Pay; pix mei

    Pix Automático se torna obrigatório em todo o país

  • Big River; amazon e-commerce Big River; amazon e-commerce

    Amazon lança o Amazon Mercado no Brasil para compras de itens essenciais

  • herói da ponta; varejo stone; comércio brasileiro herói da ponta; varejo stone; comércio brasileiro

    Varejo brasileiro recua 0,5% no terceiro trimestre

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
GLP-1
Comportamento3 horas atrás

Usuários de GLP-1 estão comprando menos em grandes varejistas

TikTok Shop
E-commerce4 horas atrás

TikTok Shop lança iniciativa para apoiar negócios locais no Reino Unido

St Marche
Operação5 horas atrás

Justiça homologa plano de recuperação extrajudicial do St Marche

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Inter Store
Vídeos7 dias atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

Piccadilly
Franchising3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #54: Piccadilly

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.