• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Marketing

Cashback fideliza consumidores e ganha espaço entre as empresas
Advertisement

E-commerce Marketing

Amazon Brasil retoma campanha “Natalversário” com cupons especiais e conteúdo digital

Marketing

Stanley 1913 e Lionel Messi lançam terceira fase da colaboração com a coleção GOAT Black

Marketing

Decathlon lança campanha de Natal com foco em conexão por meio do esporte

Colunistas Marketing

Cantar no Shopping? Sim, já é possível!

Marketing

Tendências de marketing para 2026

Marketing Operação

Oxxo e Ambev lançam cerveja Flying Fish com exclusividade em São Paulo

Marketing

Varejo intensifica campanhas de marketing no fim de ano

Marketing

Marcas, Consumidores e Retail Media: a construção de relacionamentos estratégicos

Marketing

Comunicação visual: por que ela é decisiva para o varejo

Marketing

Cashback fideliza consumidores e ganha espaço entre as empresas

Medida vem sendo estudada pelo Governo Federal, que pode fazer devolução parcial de impostos para população de baixa renda

Publicado

2 anos atrás

on

7 de julho, 2023

Por

Redação

O cashback se tornou muito  popular no Brasil, conquistando os consumidores e levando cada vez mais empresas a adotarem essa estratégia para fidelizar seus clientes. Segundo o Sebrae, quase 6,5 milhões de empresas já oferecem programas de cashback, e só em 2021, o cashback movimentou R$10 bilhões no país, de acordo com o Cuponomia.

Até mesmo o Governo Federal está estudando um modelo de devolução de impostos para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único. A tradução literal da palavra cashback, “dinheiro de volta”, resume a dinâmica dessa estratégia.

Esse modelo, que foi criado nos Estados Unidos na década de 1980 por uma operadora de cartão de crédito, se popularizou no Brasil há menos de 10 anos. Na prática, funciona da seguinte maneira: ao fazer uma compra, o cliente recebe de volta uma parte do valor gasto. Esse “bônus” pode ser usado em compras futuras ou como desconto em uma transação.

O cashback não apenas movimenta pequenos e grandes negócios, bancos e varejistas, mas também é uma forma de garantir a fidelidade dos clientes por um longo período. Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon, comenta que essa modalidade é popular no Brasil devido à facilidade de trocar e receber o dinheiro de volta, e acredita que a prática continuará crescendo, segundo matéria da Consumidor Moderno.

O percentual de recompensa oferecido varia de empresa para empresa, e o cenário é amplo e criativo. Programas de milhas e pontos são exemplos de modalidades que utilizam o cashback, em que o consumidor acumula pontos que podem ser revertidos em benefícios futuros.

Bancos também oferecem cashback por meio de cartões de crédito que possuem o programa incluído, permitindo que os clientes aproveitem os benefícios das compras, inclusive com a opção de investback, em que uma parte do valor gasto é reinvestida em uma conta separada com rendimento.

Outra forma de recompensa é o uso de selos e cartelas, muito comuns em marcas, supermercados e pequenos varejistas. Os clientes juntam uma quantidade determinada de selos e podem trocá-los por prêmios. Em média, a devolução pode chegar a até 5% do valor das compras, mas em ocasiões especiais, as oportunidades podem ser ainda maiores.

O cashback beneficia principalmente os consumidores, que têm mais uma ferramenta de benefício e podem usá-la como critério de decisão na escolha de um produto ou serviço. Além disso, a concorrência gerada por empresas que adotam o cashback como forma de se diferenciar é um estímulo positivo para os negócios.

É importante ressaltar que o cashback não é como um cupom, que é aplicado diretamente como desconto sobre o produto ou serviço. Nessa estratégia, o consumidor precisa dar o primeiro passo, ou seja, fazer a compra, e receber a recompensa na próxima negociação.

Além dos usuários finais, as empresas parceiras que adotam o modelo de cashback também se beneficiam. Existe uma ampla rede credenciada para oferecer o benefício, e empresas como a Lecupon têm desenvolvido formatos que permitem às empresas criarem seus próprios clubes com cupons de vantagens e acesso VIP, oferecendo uma ampla gama de possibilidades para conquistar o consumidor.

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Shein inaugura nova loja pop-up em Belo Horizonte, a segunda do ano

Não perca

Varejo se transforma em espaço de mídia na era do marketing digital

Continue Reading

Você pode gostar

  • Calvin Klein Calvin Klein

    Calvin Klein inaugura flagship no SoHo e volta ao varejo físico em Nova York

  • Petz e Cobasi; grupo Petz Petz e Cobasi; grupo Petz

    Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi

  • Natalversário Natalversário

    Amazon Brasil retoma campanha “Natalversário” com cupons especiais e conteúdo digital

  • iFood sobe posições no ranking de maiores e-commerces do Brasil; delivery iFood sobe posições no ranking de maiores e-commerces do Brasil; delivery

    iFood lança retrospectiva de 2025 para restaurantes

  • Fachada do Banco Central do Brasil em Brasília; Selic Fachada do Banco Central do Brasil em Brasília; Selic

    BC mantém Selic em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva

  • perdendo; vendas perdendo; vendas

    Desafio de gerenciar vendas com a geração Z: entre processos e liberdade

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Calvin Klein
Design21 minutos atrás

Calvin Klein inaugura flagship no SoHo e volta ao varejo físico em Nova York

Petz e Cobasi; grupo Petz
Operação1 hora atrás

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi

Natalversário
E-commerce2 horas atrás

Amazon Brasil retoma campanha “Natalversário” com cupons especiais e conteúdo digital

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.