E-commerce

Checkout complicado é um dos principais causadores de abandono de carrinho

Publicado

on

marketplaces; aplicativos

O abandono de carrinho é uma das maiores preocupações do e-commerce, e já ultrapassa os 80% no Brasil. Segundo o estudo ‘Pagamentos Disruptivos’, da OneKey Payments, 62,6% dos consumidores já desistiram de uma compra online por excesso de dados obrigatórios em formulários; 92,8% abandonaram por não conseguirem acessar o dispositivo para onde foi enviado o código de autenticação (OTP) e 93,7% interromperam a compra porque o site não carregou corretamente.

Processos de pagamento complicados, páginas lentas e exigências inesperadas estão entre os principais motivos para o abandono do carrinho. “O que os dados deixam claro é que a fricção no pagamento tem sido um fator-chave, mas pouco explorado, na desistência de compras”, explica César Garcia, CEO da OneKey Payments. “Por outro lado, muitos dos problemas apontados pelos consumidores já podem ser resolvidos com soluções inovadoras.”

Embora os lojistas estejam começando a perceber a importância da etapa de pagamento na conversão de vendas, o levantamento aponta que apenas pouco mais da metade (54%) dos varejistas considera a experiência de pagamento como algo fundamental para a reputação da marca. 

Por outro lado, quase três em cada quatro consumidores (73,1%) afirmam que o método e o processo de pagamento preferido podem ser decisivos na hora de escolher entre duas marcas concorrentes. “Ainda existe um descompasso entre o quanto o consumidor valoriza a experiência de pagamento e o quanto o lojista enxerga esse valor”, avalia Cesar. 

Quase nove em cada dez consumidores (87,5%) consideram seu processo e método de pagamento preferido como algo ‘importante’ (73,1%) ou ‘fundamental’ (14,4%) na decisão de compra.

Hoje, o consumidor digital espera pagamentos rápidos, de um clique, e desiste com facilidade de jornadas de checkout longas ou complicadas. “Pagamento não é só tecnologia, é confiança, fidelização e crescimento sustentável”, ele afirma. “Se você oferece ao consumidor brasileiro um processo intuitivo, seguro, previsível e sem atrito, sua marca será tão valorizada quanto o próprio produto ou serviço que entrega.”

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *