Colunistas
CMO Summit: reflexões sobre o marketing que entrega valor de verdade

Participar do CMO Summit ao lado do Robson Harada, do Itaú, foi uma experiência não só enriquecedora, mas também provocadora. Nosso bate-papo, mais do que uma troca de ideias, foi um convite à reflexão sobre o papel do marketing em um mundo em constante transformação, especialmente no universo B2B. Afinal, como gerar impacto real no negócio? Quais são, de fato, as alavancas que impulsionam resultado?
Começamos discutindo a importância de conectar branding, relacionamento e reputação como motores de geração de leads. Ainda é comum ver o marketing dissociado das metas comerciais, mas a realidade mostra o contrário: quando reputação e relacionamento são trabalhados de forma consistente, os resultados aparecem. Quando esses pilares estão alinhados à jornada do cliente, eles se tornam mais tangíveis no que se refere a conversões, oportunidades e crescimento. Nesse contexto, a integração entre marketing e customer success, o chamado Smarketing, tem se mostrado uma estratégia poderosa para reduzir atritos e acelerar resultados.
Outro tema central foi a união entre go-to-market, inteligência comercial e Product Marketing. Na Intelipost, vivemos, na prática, essa integração. Sempre que pensamos em lançar uma nova solução ou entrar em um novo mercado, todas essas frentes caminham juntas desde o início. Isso garante que a estratégia esteja alinhada com a realidade do mercado, que os dados embasem as decisões e que a comunicação reflita, de fato, as dores e necessidades do cliente.
E claro, não poderíamos deixar de falar de inteligência artificial, um dos assuntos mais debatidos e também mais mal compreendidos do momento. Na Intelipost, estamos explorando o potencial da IA em várias frentes, da criação de conteúdo à análise preditiva de dados. Mas o mais importante, antes da tecnologia, é o problema que ela resolve. IA não pode ser apenas uma buzzword; precisa ser ferramenta, com propósito claro e aplicabilidade real.
Encerramos nossa conversa com um tema que atravessa todas as áreas: eficiência. O desafio não está só em fazer mais com menos, mas em fazer melhor. Isso inclui otimizar investimentos, aperfeiçoar processos, fomentar trocas mais inteligentes entre os times e cultivar uma cultura orientada por dados e aprendizado contínuo. Eficiência é, no fim do dia, inteligência em movimento.
Saí do CMO Summit ainda mais confiante de que o marketing vive um novo momento e, mais do que isso, uma nova responsabilidade. Deixamos de ser suporte para nos tornarmos protagonistas da estratégia. Cabe a nós sustentarmos esse protagonismo com consistência, integração e, acima de tudo, entrega real de valor.
Leia também: Marketing com propósito humano: o futuro que começa agora
Imagem: Reprodução/CMO Summit
*Anita Bataglin é Diretora de Marketing da Intelipost, onde lidera estratégias de posicionamento, geração de demanda e fortalecimento da marca no mercado de tecnologia para logística. Formada em Fashion Business pela Anhembi Morumbi e com MBA em Gestão de Negócios pela Live University, possui também especialização em Digital Marketing pela General Assembly. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de e-commerce, a executiva acumula passagens na gestão de e-commerce e marketing em nomes do varejo como Inbrands, Icomm Group (Shop2gether e Oqvestir), e empresas do ecossistema de serviços em comércio eletrônico como Synapcom e Infracommerce. Além do reconhecimento de mercado, foi duplamente premiada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) na categoria profissional de E-commerce, em 2020 e 2022.