Colunistas
Coletor de mãos livres amplia eficiência logística do varejo
Trazido ao Brasil pelo Grupo BicData, WS50 promete dar maior agilidade sem comprometer saúde dos operadores, pois pesa apenas 134g
Referência no fornecimento de soluções avançadas para coleta de dados e automação, o Grupo BicData apresentou na Apas Show 2023 um leitor coletor de mãos livres com o potencial de ampliar a eficiência logística das empresas do varejo. O aparelho, chamado WS50, é fabricado pela Zebra Technologies e facilita o trabalho dos operadores responsáveis por fazer a leitura de códigos tradicionais usados para a identificação de produtos.
Em entrevista exclusiva à Central do Varejo, Roberto Leal, diretor do Grupo BicData, afirma que a grande inovação do WS50 é o ganho de mobilidade. Hoje, a maior parte dos varejistas usa coletores que exigem o uso das mãos para o funcionamento. Na prática, o funcionário precisa interromper suas atividades para realizar as leituras, o que resulta em perda de tempo e maior esforço do operador, que pode até mesmo sofrer com lesões por esforço repetitivo. “Dessa maneira, se perde mobilidade, desempenho e produtividade. Sem falar nas empresas que usam sistemas mais antigos, baseados em papel e planilhas para fazer esse controle”, comenta Roberto.
Já com o uso do novo equipamento, que fica acoplado à mão, o operador pode carregar caixas e bandejas sem ter que deixar o aparelho de lado, o que gera algo em torno de 28% de ganho de produtividade, segundo levantamentos preliminares feitos pelo fabricante.
“O conceito de mãos livres já existia, mas era um equimento grande e pesado. Com o passar das horas, o operador ficava cansado. Agora é mais fácil, porque o WS50 pesa em torno de 134g e não gera desconforto no final do dia”, explica.
Roberto ressalta que a máquina pode ser usada por qualquer varejista que trabalhe com produtos fracionados, pequenos ou que precisem de agilidade na separação. Ou ainda por aqueles que necessitam das mãos livres para manusear caixas grandes, ajudando no controle de produtos em estoque para otimizar os processos de separação e transporte, além de fazer a validação das datas de vencimento, por exemplo.
Imagem: Divulgação