Operação
Com calor extremo, vendas de ar condicionado aumentam 525%
Segundo lojistas, a procura está maior desde setembro; algumas pessoas esperam para comprar na Black Friday

Ao final do ano de 2023, especialistas acreditam que podemos chegar ao ano mais quente em 125 mil. A nova onda de calor que acometeu o país em novembro é mais quente que a de agosto, setembro e outubro. As temperaturas máximas no país foram registradas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com máximas de mais de 42°C. O Inmet fez um alerta laranja para perigo potencial – tipo de alerta que é feito quando as temperaturas vão exceder 5°C ao usual.
Nesse contexto, a população busca formas de se adaptar e se refrescar. Afinal de contas, o calor extremo pode representar riscos para a saúde, principalmente de idosos, crianças e pessoas com comorbidades. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Cuponomia, a procura por ar condicionado na última semana aumentou 525%. Além disso, outros produtos como piscina inflável, ventilador e protetor solar aumentaram, respectivamente, 444%, 369% e 57%.
O ar condicionado é uma das poucas alternativas eficazes para se livrar do calorão, porém, é um produto de preço alto, e que pode aumentar muito a carga de energia consumida pela residência. O aparelho tem o consumo parecido com o do chuveiro elétrico, porém, costuma ficar ligado por muito mais tempo – às vezes, o dia inteiro. Assim, os custos podem ser altos.
Nesta segunda-feira, 13, o Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) registrou um recorde na demanda por energia instantânea. O marco de 100.955 MW foi atingido durante a tarde, ultrapassando os 100 mil MW, nunca antes alcançado.
Para lidar com isso, vários consumidores estão aguardando a Black Friday para comprar o tão sonhado refrigerador de ambientes. Rotineiramente, a data é muito visada para compra de eletrodomésticos, em especial celulares e geladeiras, mas, em 2023, o ar condicionado estará entre os queridinhos dos consumidores, segundo pesquisas.
Outra estratégia para ter um ar condicionado em casa sem ter muito impacto financeiro é fazendo a limpeza e manutenção regularmente, e usando por menos horas, em um ambiente fechado.
Imagem: Envato