E-commerce

Com chegada da Temu, 5 dos 10 maiores e-commerces do Brasil são asiáticos

Published

on

Temu

Novembro de 2024 foi um mês importante para o e-commerce no Brasil, tanto pelo impacto da Black Friday quanto pelo desempenho de grandes players do setor. A Temu, que chegou ao país em maio deste ano, consolidou-se como uma das principais plataformas, atingindo a quinta posição no ranking dos maiores e-commerces do Brasil da Conversion. A empresa superou concorrentes como OLX, Shein, Aliexpress e Magazine Luiza, registrando mais de 107 milhões de acessos no mês.

Apesar de sediada em Boston, nos Estados Unidos, a Temu é propriedade do grupo PDD Holdings, fundado pelo bilionário chinês Colin Huang, sendo considerada um e-commerce de origem asiática. Com a entrada da Temu no ranking, cinco das dez maiores plataformas de comércio eletrônico do Brasil são de origem asiática: Shopee, Samsung, Temu, Shein e AliExpress.

Setores que cresceram na Black Friday

Na esteira da Black Friday e das compras de fim de ano, o setor de Joias e Relógios teve um aumento de 39% em novembro, em comparação com outubro. Segundo o Estudo Black Friday 2024, realizado pela Conversion, 83,6% dos consumidores utilizaram a data promocional para adquirir presentes de Natal. Outros setores que apresentaram crescimento expressivo foram Esportes (29,4%) e Cosméticos (28,4%). O segmento de importados também registrou seu melhor desempenho no ano, alcançando mais de 316 milhões de acessos.

Resultados no setor de marketplace

Entre os marketplaces, a Amazon Brasil teve destaque em novembro, superando os resultados do Prime Day, realizado em julho, até então seu melhor desempenho no ano. As Casas Bahia também registraram crescimento significativo, com um aumento de 36,9% em relação ao mês anterior, atingindo o melhor resultado de 2024.

Turismo e eletrônicos em alta

O setor de turismo teve seu terceiro mês consecutivo de crescimento, com novembro sendo o segundo melhor mês do ano, ficando atrás apenas de janeiro. No segmento de Eletrônicos e Eletrodomésticos, a Kabum teve um crescimento de 61% em relação a outubro, alcançando a segunda posição no setor e superando a Apple. A Samsung permanece na liderança da categoria, que apresentou crescimento geral de 16,5% no mês.

Acessos via dispositivos móveis predominam

O uso de dispositivos móveis continua sendo a principal forma de acesso aos e-commerces no Brasil, representando 76% dos acessos. Deste total, 54,8% são feitos por navegadores móveis e 21,7% por aplicativos. Os setores com maior percentual de acessos via mobile incluem Infantil (82,2%), Joias e Relógios (80,2%) e Calçados (75,3%). Já os aplicativos lideram nos setores de Comidas e Bebidas (40,3%) e Importados e Marketplace (35%).

Por outro lado, os acessos via desktop correspondem a 23,5% do total. Setores como Educação, Livros e Papelaria (53,2%) e Ferramentas e Acessórios (37,8%) lideram no uso de computadores para compras online.

Temu

Imagens: Divulgação e Temu

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *