Operação
Com concorrentes em crise, Livraria Leitura se aproxima de 100 lojas
Empresa tem apostado no formato de megastores e cresceu 31% em 2022, consolidando-se como a maior rede do setor no país
A Livraria Leitura, maior rede de livrarias físicas do Brasil, comemorará a abertura da sua centésima loja no país em julho deste ano. Fundada em Belo Horizonte, Minas Gerais, há 56 anos, a varejista tem conquistado um crescimento expressivo e recebeu uma resposta positiva por parte dos clientes. O presidente da Livraria Leitura, Marcus Teles, revelou que estão planejadas sete novas inaugurações para 2023 e mais dez para o próximo ano.
Atualmente, a rede possui 99 lojas, sendo que três novas unidades serão abertas em julho. A loja de número 100 será no Shopping Iguatemi Esplanada, em Sorocaba, interior de São Paulo. Em seguida, o Plaza Sul Shopping, na capital paulista, receberá uma nova loja, seguida pela cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
A Livraria Leitura tem apostado principalmente no formato de megastores, que oferecem uma ampla variedade de cerca de 100 mil itens, incluindo livros, revistas, materiais de papelaria e escritório, presentes e suprimentos de informática. Algumas lojas também contam com espaços de entretenimento, como cafés, áreas geek e ambientes para leitura, além de sediarem sessões de autógrafos e eventos culturais.
A faixa etária predominante do público nas lojas físicas da rede é acima de 25 anos, com uma divisão de 55% feminino e 45% masculino. A Livraria Leitura tem experimentado um crescimento exponencial nas redes sociais, especialmente no TikTok e Instagram. O sucesso dos “booktokers” tem sido um dos principais impulsionadores desse crescimento. Em 2022, a varejista registrou um crescimento excepcional de mais de 31% nas vendas de livros em comparação ao ano anterior, demonstrando sua relevância e popularidade contínuas no mercado.
Imagem: Freepik