Economia
Com juros altos, varejo fecha mais de 100 lojas nos últimos 12 meses
Conclusão é de levantamento realizado pela Ável Investimentos, que aponta que fechamentos foram puxados pelo Magazine Luiza
As principais redes de varejo do país fecharam mais de 100 lojas nos últimos 12 meses devido às dificuldades enfrentadas por conta das altas taxas de juros, que estão em 13,75% ao ano. A conclusão é de um levantamento realizado pela Ável Investimentos e divulgado pela CNN, que aponta que os fechamentos de lojas foram puxados pelo Magazine Luiza.
De acordo com o documento, além da redução do número de unidades, a marca teve prejuízo de R$ 361,2 milhões nos primeiros três meses de 2023. Por outro lado, a Marisa registra saldo positivo na quantidade de lojas ao longo do ano, mas já anunciou recentemente que fechará 91 pontos em meio ao seu plano de reestruturação.
Em comunicado enviado à CNN, as Renner entende que as aberturas e os fechamentos são movimentos naturais do varejo, e ressalta que continua dando andamento ao seu plano de expansão. Para este ano, está prevista a abertura de cerca de 40 unidades, levando em conta todas as marcas da companhia.
Já a C&A apontou que a conjuntura macroeconômica de juros alto, inflação e endividamento das famílias têm impactado o varejo como um todo. Na visão da empresa, esse cenário enfraquece o consumo e restringe o poder de compra, o que acaba causando um volume menor de visitas às lojas e, consequentemente, de vendas.
Por fim, a Marisa revelou que 75 de suas unidades encerraram as atividades este ano, e que vem negociando junto suas dívidas junto a 300 fornecedores estratégicos e 1.000 fornecedores indiretos, com taxa de êxito de 90% até o momento.
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