Franchising
Com novidades, CommUnit lança 2ª edição de pesquisa sobre franqueados e multifranqueados
Na última segunda-feira (9), a CommUnit, em parceria com o instituto Hibou Pesquisas & Insights, apresentou os resultados da segunda Pesquisa Nacional Perfil do Franqueado e Multifranqueado. O evento ocorreu no auditório da TOTVS, na zona norte de São Paulo, reunindo franqueadoras, franqueados e membros da imprensa. A Central do Varejo prestigiou o lançamento da nova edição do levantamento, apresentado por Denis Santini, CEO da CommUnit, e Lígia Mello, sócia da Hibou.
A amostragem foi menor neste ano, contando com 550 consultados em relação aos 1400 da edição anterior. Denis Santini explicou para a Central do Varejo que a ideia era aumentar a abrangência para trazer mais credibilidade para a pesquisa. “A variação [em relação a 2023] não foi grande. Pelo contrário, foi bem pequena, o que mostra a consistência do estudo”, afirmou.
Perfil demográfico e diversidade
Outra novidade da pesquisa deste ano foi o recorte étnico dos participantes, que não estava presente em 2023. Dos franqueados entrevistados, 79% se identificaram como brancos, 17% como pretos e pardos, e 6% como amarelos.
Além disso, o levantamento revelou que 52% dos franqueados são mulheres. Entre os donos de uma única unidade, a presença feminina é ainda maior, chegando a 60%. Para os multifranqueados, as mulheres representam 55% no grupo multiunidade e 36% no grupo multimarca.
Denis Santini destacou que, embora o equilíbrio entre gêneros seja evidente no setor, há predominância masculina nos grandes grupos de operação. “Quando você faz o recorte para grandes grupos, o número se inverte e os homens passam. Mas me deixou feliz ver que há muito equilíbrio entre homens e mulheres que operam o sistema de franquias”.
O crescimento dos multifranqueados
A pesquisa mostrou que 56% dos entrevistados operam mais de uma franquia, sendo 34% do modelo multiunidade (que têm mais de uma unidade da mesma marca) e 22% do multimarca (que possuem unidades de marcas diferentes), números maiores que no levantamento anterior (26% e 20%, respectivamente). Esse dado reflete a tendência de crescimento no número de empreendedores que diversificam suas operações.
Entre os respondentes, 46% atuam no setor de franquias há mais de 10 anos. A maioria dos franqueados (70%) concentra suas atividades na região Sudeste, seguida pelo Sul (18%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (11%) e Norte (8%).
Desafios e estratégias dos franqueados para 2025
Aumentar vendas e faturamento foi identificado como o principal desafio para o próximo ano, citado por 72% dos franqueados. Atrair novos clientes (59%) e lidar com a falta de profissionais qualificados (53%) também figuram como preocupações relevantes.
Para superar esses desafios, 63% dos entrevistados planejam investir na capacitação de suas equipes. Além disso, 58% pretendem abrir novas unidades nos próximos anos, sendo que mais da metade planeja investir acima de R$ 300 mil.
O estudo apontou que o pensamento monomarca ainda predomina na hora de expandir, com 70% dos franqueados priorizando a abertura de unidades dentro de segmentos que já operam.
Investimento em marketing e gestão
A pesquisa Perfil do Franqueado e Multifranqueado mostrou a importância cada vez maior do marketing digital. Apenas 15% dos entrevistados não investem em mídia local, enquanto 47% destinam valores entre R$ 250 e R$ 2 mil por mês para ações online.
Na gestão, 70% dos multifranqueados com mais de duas unidades indicaram a necessidade de uma estrutura de backoffice eficiente. Esse ponto é particularmente relevante a partir da quarta unidade, segundo os dados.
Consumo e estratégias comerciais
Com o suporte de dados da Cielo, apoiadora da pesquisa, foi possível traçar o perfil médio do consumidor de franquias. Informações como os meios de pagamento preferidos, o tíquete médio das compras e a frequência de consumo por segmento permitem que os franqueados ajustem suas estratégias comerciais.
Talita Roda, Head de Marcas e Franquias da Cielo, apontou no evento que essas informações ajudam os franqueados a identificar oportunidades para planejar promoções e gerir equipes de forma mais eficiente. “É possível verificar, por exemplo, qual é o dia da semana mais movimentado para as vendas. Com essa informação, o comerciante pode definir com eficiência a gestão do negócio, lançando promoções e equilibrando escalas de funcionários”, afirmou
A estrutura de processos consolidada foi apontada como o principal motivo para empreender no setor de franquias, escolhida por 51% dos entrevistados. Outros fatores como confiança na marca (37%) e maior segurança ao empreender (36%) também se destacaram.
A pesquisa também indicou que a Educação e os Serviços Educacionais são os segmentos mais representados, com 25% de participação, seguidos por Moda (20%).
Além da apresentação dos dados, Santini mediou um painel entre Leandra Priante, empresária e multifranqueada de lojas da 5àSec e Havanna, e Fabio Vaz de Lima, franqueado e gerente de operações do Grupo Trigo. A conversa abordou as experiências de ambos como franqueados, incluindo desafios, sucessos e perspectivas sobre o setor de franquias.
No painel, Leandra compartilhou sua trajetória como franqueada da 5àSec e Havamna, destrinchou seu conceito inovador de drive-thru e sua resiliência ao reconstruir o negócio após um incêndio que atingiu uma das unidades da franquia de lavanderia em Belém. “Criamos um comitê de crise, explicamos a situação aos clientes, fizemos todo o organograma de pagamento e após dois meses voltamos a funcionar”, explicou, ressaltando que recebeu todo o apoio necessário da franqueadora.
Fabio relatou sua experiência como multifranqueado, enfatizando a importância do alinhamento cultural ao adquirir negócios já existentes e o valor de investir no desenvolvimento dos funcionários.
De forma exclusiva para a Central do Varejo, Denis Santini ressaltou a importância do levantamento para franqueados e franqueadoras. Segundo ele, a pesquisa permite entender melhor as necessidades dos operadores do sistema, ajudando a traçar estratégias mais eficazes e promover o crescimento sustentável do setor. “O grande insight da pesquisa é ajudar a franqueadora a entender melhor o perfil do franqueado que quer crescer. O que ele busca, quais são os diferenciais que ele procura, o que ele busca numa franqueadora… Mas o que me deixa mais feliz é [saber que] o estudo ajuda outros franqueados”, concluiu.
O CEO também ressaltou que eventos como o realizado pela CommUnit e a disseminação de boas práticas podem contribuir para o fortalecimento do setor. “Quem já está operando percebe uma grande oportunidade de continuar crescendo”, afirmou.
A segunda Pesquisa Nacional Perfil do Franqueado e Multifranqueado contou com a participação de mais de 200 marcas e mais de 550 respondentes em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A margem de erro foi de 4,8 pontos percentuais (para mais ou para menos) e os dados foram coletados ao longo de novembro de 2024.
Imagens: Divulgação