Operação
Comércio registra alta no período de Dia dos Namorados

O comércio brasileiro registrou um aumento de 13,53% no faturamento na semana do Dia dos Namorados, entre os dias 5 e 12 de junho, na comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com dados divulgados pela Getnet. O levantamento inclui transações físicas e digitais em todo o território nacional. No entanto, apesar do crescimento na receita, o volume total de transações teve uma leve retração de 0,68%.
O setor atacadista foi o principal responsável pelo avanço, com alta de 23,89% no faturamento. Os destaques foram os segmentos de materiais duráveis, alimentos no atacado e vendas online. Já o varejo apresentou crescimento mais moderado, com elevação de 4,13% na receita.
Entre os setores com melhor desempenho, o de vestuário teve aumento de 34% no faturamento. As lojas de departamento registraram alta de 29,28%. O segmento de perfumes, cosméticos e produtos de beleza cresceu 3,71%, somando as vendas no varejo e no atacado.
Em relação aos canais de venda, o físico continua representando a maior parte do volume de transações, mas os canais digitais apresentaram o maior crescimento percentual: 16,22%. As vendas online indicam uma preferência crescente pelo comércio eletrônico.
Food service também apresenta melhora no Dia dos Namorados
O setor de food service também apresentou resultados positivos na data. Segundo dados da Linx, empresa especializada em tecnologia para o varejo, os estabelecimentos de alimentação registraram crescimento no Dia dos Namorados (12/06) em comparação com uma quinta-feira comum do mesmo mês (05/06).
O número total de pedidos aumentou 14,7% e o valor faturado subiu 40%. O tíquete médio teve alta de 22%, indicando que os consumidores gastaram mais por transação.
No delivery, os pedidos cresceram 5,9%, com avanço de 23,6% no faturamento e de 17% no ticket médio. Já nos drive-thrus, o número de pedidos subiu 16% e o faturamento teve alta de 25%, com incremento de 8% no ticket médio.
“O resultado reforça o apelo da data para o setor”, afirmou Bruno Primatti, diretor da vertical de Food na Linx. “Os números são bastante positivos, ainda mais se considerarmos que o Dia dos Namorados caiu em uma quinta-feira e em meio a temperaturas mais baixas em boa parte do país.”
Imagem: Freepik