Connect with us

Colunistas

Como a IA pode ajudar a contornar a instabilidade do setor de alimentos e bebidas?

Published

on

alimentos e bebidas

A indústria de alimentos e bebidas é uma das mais dinâmicas e desafiadoras, pois enfrenta constante volatilidade devido a fatores como mudanças nas preferências dos consumidores, flutuações nos preços das matérias-primas e exigências regulatórias. Nesse contexto, a inteligência artificial tem emergido como ferramenta imprescindível para ajudar companhias a superar esses desafios, proporcionando previsões mais acertadas, aprimorando processos e a experiência do cliente.

Segundo dados da consultoria Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de IA em alimentos e bebidas é estimado em US$ 9,68 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 48,99 bilhões até 2029. Corporações estão aproveitando tecnologias avançadas para dimensionar as operações e permanecer relevantes neste ambiente. A IA ganhou destaque nos últimos anos e está auxiliando as grandes indústrias no gerenciamento da cadeia de suprimentos por meio de logística, análise preditiva e transparência.

Previsão de demanda com IA

Quem domina a previsão de demanda consegue reduzir custos, aumentar a lucratividade e conquistar vantagem competitiva. A tomada de decisões baseada em dados é fundamental para qualquer negócio, e isso começa com essa prática, considerando cenários de curto, médio e longo prazo.

Ao analisar grandes volumes de dados e aplicar algoritmos modernos, as empresas obtêm previsões mais precisas, resultando em várias melhorias operacionais. A otimização do estoque, por exemplo, ajusta os níveis dos armazéns, diminuindo custos e prevenindo a escassez de produtos. Além disso, ajuda a evitar desperdícios, ajustando a produção de acordo com as necessidades reais. Também facilita o planejamento e permite responder rapidamente às mudanças do mercado.

Exemplos de uso

A 4intelligence, empresa de inteligência preditiva, usa sua inteligência artificial para projetar sell in, sell out, mercado total, market share e muito mais para grandes indústrias de alimentos e bebidas ajudando-as a superar os desafios da volatilidade do setor.

Conclusão

A transformação digital impulsionada pela inteligência artificial tem se mostrado um recurso vital para as indústrias, minimizando os efeitos da volatilidade e aprimorando a eficiência das operações. As projeções apuradas de demanda e a otimização da cadeia de suprimentos são apenas algumas das maneiras pelas quais essa tecnologia está revolucionando o segmento. À medida que o mercado global de IA continua a crescer, empresas que adotarem essas inovações estarão mais bem posicionadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades diante de um cenário dinâmico e competitivo.

Imagem: Envato



(*) Fernando Cavalcanti
é Account Executive da 4intelligence, companhia de inteligência preditiva que ajuda grandes empresa a tomar melhores decisões através de dados, inteligência artificial e planejamento integrado

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *