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Como as marcas podem manter a lucratividade na era das promoções constantes?

Estratégias centradas no valor podem aumentar a satisfação do cliente sem descontos constantes

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As marcas devem manter a lucratividade e a força da marca enquanto atendem às expectativas dos consumidores no cenário de varejo atual, repleto de promoções constantes, conforme o Forecast de Varejo 2025 da WGSN.

De acordo com o relatório, liderar com iniciativas centradas no valor permite que as marcas melhorem a satisfação do cliente sem recorrer a promoções constantes.

Introduzir vantagens como frete rápido gratuito, ofertas combinadas, descontos de indicação e recompensas pós-compra aumentam a satisfação e a fidelidade do cliente. “Otimize a jornada do comprador e forneça um excelente serviço para aumentar as vendas de uma maneira menos dependente de descontos”, observou o relatório.

Implementar programas de fidelidade que oferecem consistentemente recompensas também pode ajudar a quebrar o ciclo de espera por períodos de vendas.

Por exemplo, a política de igualação de preços da Best Buy tranquiliza os clientes de que estão obtendo o melhor negócio, mesmo após a compra. Varejistas como Freitag e IKEA também experimentam estratégias não relacionadas a descontos durante os períodos tradicionalmente de grandes descontos, promovendo o engajamento do cliente sem depender exclusivamente de cortes de preço.

O relatório observou que as promoções constantes não apenas estabelecem expectativas dos consumidores, mas também prejudicam o patrimônio da marca e a lucratividade.

Ele disse que as marcas devem ser deliberadas em sua abordagem de vendas, evitando a superdependência de descontos e, em vez disso, concentrando-se em promoções ocasionais e impactantes.

Além disso, a liberação ‘infrequente’ de cupons e códigos de desconto impede que os clientes se tornem insensíveis aos descontos. Realizar vendas diretas ao consumidor uma vez por ano e integrar promoções personalizadas às estratégias de marketing mantém a integridade da marca.

Além disso, as vendas-relâmpago criam urgência e exclusividade, sendo usadas com parcimônia para evitar a fadiga nas vendas.

Por exemplo, o recurso de outlet o ano todo da MatchesFashion preserva a reputação da marca enquanto também elimina o estoque. A Grey Bandit ajusta os preços de varejo para acomodar futuros descontos, protegendo as margens. A Maison Miru foca em ofertas sem sazonalidade e nos best-sellers de preço integral, minimizando a necessidade de descontos.

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução: Central do Varejo

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