E-commerce
Como impulsionar as vendas online em 2025?
As vendas online no Brasil seguem quebrando recordes e ampliando sua relevância no mercado. Só no primeiro trimestre de 2024, o setor de e-commerce movimentou R$44,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), marcando um aumento de 9% no faturamento em comparação ao mesmo período do ano anterior.
E como manter essa relevância e fazê-la crescer ainda mais em 2025? Pensando nisso, levantamos algumas dicas para impulsionar as vendas online neste ano. Veja:
Organização e otimização
Para construir um e-commerce de sucesso, a organização do estoque é fundamental. Com um sistema de gestão de inventário integrado à sua plataforma de vendas online, é possível garantir a disponibilidade dos produtos, evitar perdas financeiras e oferecer uma experiência de compra mais satisfatória para os clientes.
Ao ter um controle preciso do seu estoque, evita-se a venda de produtos indisponíveis, garantindo a saúde financeira do seu negócio.
Automação de processos
Para vendedores que buscam aumentar as vendas online em 2025, a automação é fundamental. Além disso, integrar sua loja com grandes marketplaces pode ser um passo importante para expandir a presença online e aumentar o faturamento.
“Com a automação, todas as vendas feitas em diferentes marketplaces podem ser centralizadas em uma única plataforma automatizada. Isso garante uma gestão mais eficiente e a chance de erros como o envio incorreto de produtos diminui consideravelmente”, explica Claudio Dias, CEO da Magis5, hub de integração de marketplaces.
Assim, investir nas ferramentas certas, que integrem todos esses sistemas, não só facilita a gestão como também cria uma experiência de compra mais satisfatória. Isso se reflete em uma jornada mais ágil e sem complicações, essencial para manter a competitividade no mercado.
Foco na experiência do cliente
A experiência do cliente é decisiva para conquistar fidelidade e gerar recomendações. Investir em um suporte eficiente, com respostas rápidas e precisas, é fundamental.
“Existem ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) essenciais para estreitar o relacionamento com os clientes, que cruzam dados e resgatam históricos de interações, sejam de conversas, compras ou, ainda, simples navegação. Isso permite uma abordagem mais personalizada e eficaz na hora do atendimento, aumentando a satisfação dos clientes”, aponta Dias.
Além disso, a automação de tarefas como e-mails de boas-vindas e chatbots agiliza o atendimento e aumenta a satisfação do cliente.
Uma pesquisa divulgada no Similar Web mostra que e-mails de boas-vindas automatizados enviados por empresas de comércio eletrônico tiveram uma taxa de conversão de 51,9%. Outra pesquisa, agora da Poli Digital, revelou que 61% dos consumidores veem a interação com chatbots de forma positiva.
Uso de dados para decisões estratégicas
Monitorar o desempenho da loja e entender o comportamento do consumidor são passos indispensáveis para ajustar estratégias e manter a competitividade. “O monitoramento constante de KPIs (indicadores-chave de desempenho) é importante para identificar gargalos, melhorar processos, ajustar a rota e atingir os resultados desejados”, complementa o CEO.
Além disso, as ferramentas de previsão de tendências são aliadas para empresas que desejam entender e antecipar os comportamentos dos consumidores, criando produtos e campanhas que se alinham com o que se tornará desejo ao público consumidor.
Outro aspecto importante que parte da análise dos dados do consumidor e suas preferências envolve o uso inteligente de palavras-chave nas descrições de produtos por serem fundamentais para aumentar a visibilidade e o ranqueamento em motores de busca, facilitando a localização do produto.
Confiança nas recomendações e depoimentos de clientes
Uma estratégia eficaz para aumentar as vendas online é investir em recomendações de clientes. Segundo dados do Similar Web, cerca de 70% dos compradores online leram entre uma e seis avaliações antes de tomar a decisão de compra. Além disso, 61% dos consumidores dos EUA realizaram compras após ler recomendações em blogs.
As gerações mais jovens também demonstram uma forte tendência a buscar produtos nas redes sociais: 54% dos compradores da Gen Z e 58% dos Millennials afirmam que as mídias sociais são um lugar mais eficaz para descobrir novos produtos em buscas online.
“Com essas práticas, o e-commerce pode não apenas acompanhar o crescimento do mercado, mas também se destacar, conquistando mais clientes”, afirma Dias.