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Como o Dia dos Namorados pode garantir suas vendas até o Natal

Datas comemorativas são sempre aguardadas com otimismo pelo varejo. Mas, além do pico pontual nas vendas, datas como o Dia dos Namorados podem (e devem) ser vistas como uma oportunidade estratégica para impulsionar seus resultados nos meses seguintes, em datas-chave ou não, inclusive até o Natal.
A primeira venda é a mais fácil. Mas não é o suficiente.
Com campanhas bem feitas, vitrines decoradas e promoções específicas, atrair novos clientes nesta data é relativamente simples. Porém, muitos lojistas se esquecem do principal: fazer com que esse cliente volte.
Pense em LTV, não só no ticket do momento.
O LTV (Lifetime Value) representa o quanto um cliente compra ao longo da relação com sua marca. Ou seja, o jogo não é só vender um presente no dia 12 de junho: é transformar isso em vendas recorrentes, é transformar esse cliente pontual em um cliente fidelizado.
Se o cliente comprou uma peça hoje, o que você pode fazer para que ele compre outra no próximo mês? Ou no dia dos pais? E no Natal?
A venda pode continuar mesmo depois do Dia dos Namorados.
Clientes encantados indicam. Clientes bem atendidos viralizam. Um atendimento memorável, uma experiência personalizada e um pós-venda atencioso são ingredientes que podem transformar uma simples compra em propaganda gratuita, como fazem grandes marcas como a Starbucks, por exemplo.
Checklist da estratégia: O que não pode faltar?
Para transformar o pico de uma data em uma base de vendas recorrentes, siga esse roteiro:
- Checklist pré-campanha: garanta que tudo está alinhado – estoque, comunicação, ambientação da loja e equipe treinada.
- Diferencie-se além do preço: Faça melhor e diferente da concorrência. Um brinde, uma embalagem criativa ou uma ação interna diferenciada podem gerar encantamento (e stories no Instagram).
- Treinamento da equipe: sua equipe precisa dominar técnicas de vendas e de excelência no atendimento ao cliente, mas também deve entender que cada atendimento é uma chance de criar relacionamento de longo prazo.
- Cuidado com o volume: o aumento de fluxo é positivo, mas só se você estiver preparado. Atendimento apressado ou falta de produto vira frustração. E frustração não fideliza. Essas datas devem ser momentos para potencializar resultados, no curto e no longo prazo. Não podemos usar o aumento de demanda como desculpa para possíveis erros.
Conclusão: Cada cliente é uma semente. Plante com cuidado.
Atenda todas as pessoas como se fossem seus melhores clientes, mesmo que estejam comprando apenas uma meia. O cliente que compra pouco hoje pode ser aquele que, no Natal, dobra o ticket médio da sua loja. Ou indica para alguém que o faça.
Você não quer apenas bater o recorde de vendas desta data. Você quer se superar e ainda plantar as sementes das vendas de todos os próximos meses. Venda como se fosse inevitável aquele cliente querer voltar sempre.
Foto: Arina Krasnikova
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*Ronaldo Nunes é especialista em negociações e gestão comercial, consultor, palestrante e sócio da Vector Soluções – empresa reconhecida por sua metodologia inovadora e eficaz em treinamentos corporativos. Já impactou equipes de grandes empresas como QuintoAndar, Siemens e Heineken com conteúdos 100% práticos, focados em aumento de vendas, excelência em negociação e resultados consistentes. Professor de MBA na FIA Business School (LABFIN/PROVAR) e na Live University, também atua à frente da Vector como consultor estratégico nas áreas comercial e de experiência do cliente, unindo visão prática de mercado a metodologias internacionais para gerar crescimento sustentável.