Comportamento

Compras dos consumidores não acompanham apoio à sustentabilidade

Publicado

on

compras

Embora os consumidores apoiem práticas e produtos sustentáveis por ampla maioria, suas compras nem sempre refletem essas crenças. Quase todos os consumidores norte-americanos entrevistados pela Numerator (95%) afirmam acreditar na importância da sustentabilidade, e 91% consideram, pelo menos em parte, que as marcas devem se tornar mais sustentáveis.

Além disso, 97% dos entrevistados dizem adotar pelo menos uma prática de reciclagem em seu dia a dia, e 95% afirmam ser conscientes no uso da água.

No entanto, quando se trata de decisões de compras, as ações dos consumidores não acompanham suas declarações de sustentabilidade. O consumo de alimentos sustentáveis, por exemplo, fica atrás de outras práticas ambientais.

  • Apenas 28% dos entrevistados estão dispostos a reduzir o consumo de carne.
  • Apenas 21% afirmam que diminuiriam a ingestão de laticínios.
  • Menos de 25% priorizam certificações ecológicas ao fazer compras.

Sustentabilidade no consumo

Quando se trata de comprar produtos sustentáveis:

  • Apenas 47% dos entrevistados compram produtos sustentáveis para a casa.
  • 45% usam produtos de limpeza não tóxicos.
  • Apenas 24% compram roupas sustentáveis.

Dois em cada três consumidores (67%) citam o alto custo como principal motivo para não adquirirem produtos sustentáveis. Outras razões incluem falta de disponibilidade (30%), seleção limitada de produtos (28%) e falta de informação (24%).

Certificações sustentáveis: reconhecimento limitado

A pesquisa analisou o nível de conhecimento dos consumidores sobre certificações sustentáveis e constatou que:

  • 61% reconhecem e entendem o selo USDA Organic.
  • Apenas 46% reconhecem o Non-GMO Project Verified.
  • 40% conhecem a certificação Fair Trade.
  • 37% reconhecem o selo Carbon Neutral Certification.
  • Apenas 17% conhecem as certificações Cradle to Cradle Certified e Certified B Corporation.

Importância da sustentabilidade por categoria

Mais de 40% dos entrevistados consideram a sustentabilidade extremamente ou muito importante para as compras nas seguintes categorias de produtos:

  • Produtos de papel (59%)
  • Produtos de limpeza doméstica (57%)
  • Alimentos e bebidas (55%)
  • Beleza e cuidados pessoais (49%)
  • Têxteis (45%)
  • Eletrônicos (45%)
  • Medicamentos e suplementos (45%)
  • Fast food (42%)
  • Vestuário e calçados (41%)

A pesquisa da Numerator entrevistou 7.500 consumidores norte-americanos para entender suas percepções sobre sustentabilidade e como incorporam práticas sustentáveis em sua rotina.

Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *