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Compras em supermercados: para além do abastecimento, uma experiência cultural

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Frequentar e fazer compras em supermercados é mais do que uma simples tarefa de abastecimento do lar. É uma experiência que impacta em diversos aspectos a vida cotidiana familiar, mexendo, inclusive, com a memória afetiva do consumidor. Afinal, quem não guarda com carinho a lembrança de uma ida ao supermercado para comprar produtos especiais para promover um encontro de família, uma festa para amigos ou uma ceia de Natal? E é pensando nisso que os profissionais do setor estão sempre buscando tornar a experiência cada dia melhor.

Cada etapa da compra proporciona uma oportunidade de interação com marcas, produtos, colaboradores e ambientes que podem ser levadas em consideração pelo setor como oportunidades de fidelização, aumento do ticket médio e posicionamento da empresa no segmento.

Ao adentrar o supermercado, somos imediatamente envolvidos por uma sinfonia de cores, aromas e texturas: corredores alinhados, produtos frescos e sazonais, embalagens chamativas, promoções tentadoras, degustações, trade marketing e exposição da FLV com vaporizadores, entre outros. A disposição estratégica dos produtos nas prateleiras, os displays elaborados e as promoções-relâmpago criam um jogo visual e sonoro cativantes e estrategicamente pensados pelo marketing com impacto direto na percepção de satisfação.

Além disso, a tecnologia tem levado novas dimensões à experiência de compras em supermercados. Aplicativos móveis, self-checkouts, robôs para atendimentos e programas de fidelidade digitalizam e agilizam o processo, proporcionando conveniência aos consumidores modernos e antenados. Câmeras de segurança com reconhecimento facial adicionam mais segurança à jornada.

Esses elementos combinados criam um ambiente humanizado e atraente, fazendo com que a experiência vá muito além da compra de alimentos, transformando a ida ao supermercado em uma atividade social e cultural. Ao priorizar a satisfação do cliente, a inovação e a transparência, os supermercados podem se destacar em um mercado competitivo e construir uma base de clientes leais e multiplicadores da sua marca.

Todo esse empenho pode ser sentido também nos resultados do setor, que fechou o ano de 2023 com aumento de 5,6% nas vendas do Estado do Rio, superando a média nacional de 3,8%. Crescimento que também aconteceu na contratação de colaboradores. No mesmo ano foram criadas 26.769 novas vagas de emprego no país, 2.206 no Estado do Rio.


Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ fala sobre compras no supermercado

*Fábio Queiróz, Presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS).

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