Comportamento
Consumo consciente guia os comportamentos de compra na alta temporada
Nesta temporada festiva, muitos consumidores preocupados com os custos e com o clima estão optando por investir em produtos de maior qualidade, mesmo que isso signifique comprar menos itens no total. Essa é a conclusão de uma pesquisa sobre consumo consciente realizada pela Tink, uma plataforma de serviços de pagamento e Open Banking, com mais de 2.000 consumidores e 500 comerciantes de alto padrão no Reino Unido.
60% dos consumidores preferem adquirir menos itens de alta qualidade em vez de muitos itens de qualidade inferior. Além disso, 43% dos entrevistados que compram produtos caros e de luxo afirmam que estão fazendo isso com mais frequência agora do que no mesmo período do ano passado.
Essa tendência está dando aos comerciantes de alto padrão motivos para um otimismo cauteloso, com 75% esperando manter ou melhorar suas margens de lucro durante o período festivo em comparação ao ano passado.
O foco dos consumidores na qualidade reflete-se nos gastos festivos: 37% preferem dar menos presentes, mas de melhor qualidade, para amigos e familiares nesta temporada, e 40% preferem receber um presente único e de alta qualidade em vez de vários itens mais baratos.
Porém, os comerciantes não podem se acomodar nesta temporada, pois a pesquisa da Tink também sugere que o “consumo consciente” está levando os consumidores a serem mais cautelosos e seletivos ao comprar itens de alto padrão.
O orçamento continua sendo um fator importante na compra de itens caros — 70% dos consumidores entrevistados afirmam que preocupações com o custo de vida os tornam muito seletivos ao adquirir bens de luxo.
De forma semelhante, muitos consumidores estão preocupados com o impacto ambiental da temporada festiva — 36% dos entrevistados dizem que o Natal gera um excesso de presentes de baixa qualidade e desnecessários, que muitas vezes acabam desperdiçados.
Como resultado, um em cada quatro consumidores deseja ser mais sustentável neste Natal, comprando itens de melhor qualidade, mas em menor quantidade. Os próprios comerciantes reconhecem essa tendência — 71% acreditam que os consumidores estão mais conscientes da sustentabilidade durante a alta temporada de compras.
Apesar dos sinais de aumento na demanda por produtos caros e de luxo, a concorrência pelo gasto do consumidor continua intensa — 81% dos comerciantes afirmam que a competição em seu setor é maior do que nunca.
As expectativas dos clientes também estão em um nível recorde, e os pagamentos continuam sendo um ponto crítico. Entre os consumidores que compram itens caros ou de luxo, 58% se preocupam com a segurança dos pagamentos, enquanto 31% dos comerciantes de alto padrão acreditam que o alto custo de gerenciar fraudes é um desafio importante.
Uma experiência de pagamento ruim também pode afetar as taxas de conversão. Entre os consumidores entrevistados que compram bens de luxo, 18% disseram que ficam frustrados e preocupados ao precisar inserir muitos detalhes de pagamento manualmente no checkout. Essas preocupações levariam 41% a abandonar a transação.
Lucy Grant, Diretora de Estratégia Comercial da Tink, afirma: “É claro que as compras de itens caros e de luxo não são apenas para o Natal — a sustentabilidade e a qualidade estão agora na mente dos consumidores. Mas com essa tendência vem uma expectativa maior por uma experiência de cliente de primeira linha, incluindo opções de pagamento seguras, flexíveis e sem complicações.”
“Os comerciantes que investem em soluções como o Pay by Bank — muitas vezes com provedores de pagamento como a Adyen — podem transformar essas expectativas em uma vantagem estratégica, convertendo pontos críticos em momentos que fidelizam os clientes e os destacam da concorrência acirrada. Autenticação perfeita sem a necessidade de inserção manual e reembolsos rápidos são apenas dois dos benefícios de adicionar o Pay by Bank ao seu checkout.”
Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo