E-commerce
Correios lançará marketplace para competir com gigantes

Os Correios anunciaram na quarta-feira (2) uma parceria com a Infracommerce para lançar o marketplace “Mais Correios”. A iniciativa integra o projeto Correios do Futuro, que busca modernizar as atividades da estatal e expandir sua atuação no comércio digital. Com isso, a empresa passará a competir com plataformas como Shopee, Shein e AliExpress.
Segundo a estatal, o objetivo é utilizar sua capilaridade para garantir entregas em todos os municípios do país. O governo prevê um investimento de R$ 800 milhões em inovação para viabilizar o projeto. O contrato entre Correios e Infracommerce foi firmado após aprovação do Conselho de Administração da empresa.
O Ministério da Gestão e Inovação informou que os Correios registraram um déficit de R$ 3,2 bilhões no ano passado. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que o marketplace trará competitividade para a estatal. “Somos o primeiro e único marketplace brasileiro capaz de realizar entregas, com estrutura própria, em qualquer lugar do país, democratizando o acesso ao comércio digital”, declarou.
De acordo com a estatal, os grandes marketplaces concentram suas operações em entregas rápidas e preços mais competitivos, com foco na região Sudeste. A empresa argumenta que essa estratégia deixa algumas cidades do Norte e Nordeste sem cobertura adequada.
O lançamento da plataforma está previsto para este ano. Em uma segunda fase, pequenos e médios negócios também poderão integrar o marketplace.
Além da entrada no e-commerce, os Correios estudam ampliar sua atuação no setor de pagamentos digitais. Entre fevereiro e março, a estatal abriu cadastramento para empresas interessadas em uma parceria estratégica para serviços financeiros, com foco na implantação de uma conta digital. A empresa selecionada deverá formalizar acordos para o desenvolvimento de estudos conjuntos sobre viabilidade técnica, operacional, jurídica e comercial da iniciativa.