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Inovação

CosMc’s: McDonald’s lança modelo de cafeteria, competindo com Starbucks e Dunkin’Donuts

A primeira loja foi inaugurada em Illinois, nesta quinta-feira, e a ideia é abrir mais 10 lojas pelos Estados Unidos até 2024

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Logo do McDonald's

Se você conheceu, na década de 1980, um dos personagens menos conhecidos do mascote do McDonald’s, o novo conceito de restaurante da marca está chamando seu nome: CosMc’s. A empresa afirma que seu primeiro “local de teste” será inaugurado em Illinois este mês, servindo café, frappes e lanches rápidos.

Na tradição do McDonald’s, CosMc (pronuncia-se “cosmic”) era um alienígena de seis mãos conhecido por ser agarrado com hambúrgueres, que ele queria levar de volta ao seu mundo natal depois de visitar a Terra para uma “missão comercial”.

Em sua nova aparição, o spin-off do McDonald’s, que prioriza as bebidas, parece conquistar mercados atualmente atendidos por empresas como Starbucks e Dunkin’Donuts. O cardápio destaca café e estimulantes energéticos, e inclui pelo menos 15 sabores de xarope, de caramelo a figos da Índia.

“Pense nisso como uma solução de outro mundo para a crise das 15h”, disse a empresa na quarta-feira, descrevendo o lançamento do CosMc em uma atualização para investidores.

A loja também vai vender “McPops”, que são essencialmente buracos de donut recheados com manteiga de biscoito, avelã ou outros sabores. Os doces têm atraído fãs depois de aparentemente terem origem nas operações do McDonald’s na Espanha. Há apenas alguns sanduíches, centrados em ovos e salsicha, abacate e queijo. Não há nenhum hambúrguer à vista.

A gigante do fast-food afirma que o seu negócio principal está prosperando, com um crescimento de mais de 30% desde 2019. Quer abrir mais milhares de lojas em todo o mundo. Mas a empresa também anunciou demissões no início deste ano. Com a sua mudança atual, o McDonald’s diz que está à procura de oportunidades para experimentar – e, portanto, o CosMc’s.

“Pensar… há pouco mais de um ano, isso era apenas uma ideia. Esta semana, estamos inaugurando o primeiro local de teste”, disse Chris Kempczinski, presidente e CEO da empresa, aos investidores na quarta-feira.

Embora o conceito pareça ter surgido rapidamente, a empresa de restaurantes também desenvolveu uma elaborada história de fundo para o CosMc. Segundo a empresa, o alienígena levou comida do McDonald’s para uma galáxia distante. Lá, surgiram novas inovações – e agora, mais de 30 anos depois, o CosMc voltou a compartilhar “reforços galácticos” e outras delícias com os humanos.

É um truque que permite ao titã corporativo contornar seu enorme legado e saltar para um espaço florescente no mercado: enquanto muitos clientes na década de 1980 estavam satisfeitos com um milkshake do McDonald’s, o CosMc’s agora quer atender pessoas que buscam uma nova categoria colorida de bebidas, de um café com leite de cúrcuma e especiarias a um chá verde de menta e amora com bolhas.

E, como observa uma história do Marketplace, o conceito de bebidas pesadas promete ser mais barato e mais simples de operar do que um restaurante McDonald’s tradicional com menu completo.

O primeiro local piloto do CosMc é em Bolingbrook, Illinois, um subúrbio a sudoeste de Chicago (onde está localizada a sede global do McDonald’s). Mais dez lojas estão previstas, incluindo inaugurações planejadas nas áreas metropolitanas de Dallas-Fort Worth e San Antonio em 2024.

A loja perto de Chicago está abrindo em 285 N. Weber Rd. – um local anteriormente ocupado por um mercado de Boston. Embora alguns visitantes impressionáveis ​​possam olhar para o céu e se perguntar de onde na galáxia os CosmMc’s podem ter vindo, outros não precisarão ir muito longe para ver sua verdadeira origem: há um McDonald’s bem ao lado, do outro lado do estacionamento.

Por: Bill Chapell para NPR

Imagem: Unsplash