Operação
Cresce o interesse em anúncios de Dia do Consumidor, aponta Microsoft

Um levantamento da Microsoft apontou um crescimento de 29% nos cliques em anúncios relacionados ao Dia do Consumidor durante o mês de fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados indicam o aumento da importância da data para os consumidores e destacam a necessidade de campanhas prolongadas para engajar os compradores. Segundo a pesquisa, as buscas por promoções podem se estender até a semana seguinte ao evento, encerrando em 15 de março.
Outro estudo, realizado pelo E-Commerce Brasil, revelou que o Dia do Consumidor, celebrado no próximo sábado (15), ocupa o quarto lugar (31,1%) entre as datas comemorativas mais relevantes para o planejamento financeiro dos consumidores. A data fica atrás apenas da Black Friday (54,7%), Natal (46,7%) e Dia das Mães e dos Pais (33,7%), superando o Dia das Crianças (21,9%).
Durante março — mês do Dia do Consumidor — os segmentos mais procurados pelos consumidores, segundo a Microsoft, foram eletrônicos (62%), viagens e turismo (17%), vestuário (12%) e varejo em geral (2%). As categorias de viagem e turismo, vestuário e varejo registraram maior pico de interesse após a data principal, enquanto itens eletrônicos e de cuidados pessoais, como produtos de beleza e estética, tiveram mais buscas na semana anterior e mantiveram demanda após o evento.
A pesquisa também identificou um padrão de busca entre os consumidores. De acordo com os dados, 57% das pesquisas realizadas no período não continham especificações de marca, mencionando apenas o produto ou serviço desejado. Os termos mais pesquisados incluíram “celular”, “passagem aérea”, “bolsa” e “notebook gamer”.
José Melchert, diretor de Ads da Microsoft Brasil, destacou a importância da diferenciação de marca e de estratégias como preços competitivos e anúncios direcionados. “A diversificação de formatos de anúncios e a utilização de redes de audiências baseada em interesses e comportamentos dos usuários é essencial para alcançar um público engajado, aumentando a visibilidade e a eficácia das campanhas”, afirmou.
O levantamento também apontou que 35% das conversões de varejo no período podem ser atribuídas aos chamados “Anúncios de audiências”, que utilizam comportamento e interesses dos usuários para segmentar o público-alvo.
Uso de inteligência artificial em campanhas
Segundo Melchert, a inteligência artificial tem papel estratégico na criação de campanhas e análise de dados. “Temos diversos avanços em segmentação e personalização de anúncios, impulsionadas pela IA, que oferece às marcas novas oportunidades para otimizar as campanhas e se destacar no Dia do Consumidor. Por exemplo, é possível analisar grandes volumes de dados em tempo real para identificar padrões de comportamento dos consumidores, resultando em recomendações personalizadas que aumentam significativamente as taxas de conversão”, explicou.
No início de março, a Microsoft anunciou novas funcionalidades voltadas para anunciantes, com o objetivo de aumentar o engajamento das audiências. Entre as novidades, está o Microsoft Showroom Ads, que simula a experiência de um showroom físico no ambiente digital, permitindo que os usuários explorem produtos de forma interativa. Outra ferramenta lançada foi o Dynamic Filters, que facilita a conversão ao permitir refinamento rápido das buscas com base nas preferências individuais dos consumidores.
Além disso, a Microsoft apresentou a geração dinâmica de anúncios (Anúncios de Pesquisa Dinâmica – DSA), que utiliza o histórico de buscas dos usuários para criar anúncios personalizados. A empresa também expandiu suas campanhas de aplicativos para incluir jogos populares e integração com o menu “Iniciar” do Windows e a Microsoft Store.
“O futuro das experiências do cliente é conversacional. Cada vez mais, os consumidores utilizam as ferramentas de Inteligência Artificial, como chats e buscas, para se informar e tomar decisões. Estar preparado para entrar nessa conversa como um facilitador do processo de decisão é uma grande oportunidade para as marcas. Estamos falando das ‘promptable brands’, que fornecem conteúdo combinado com anúncios, aumentando a visibilidade e a eficácia das campanhas”, concluiu Melchert.
Imagens: Divulgação