Franchising
Cuidados com alimentação saudável tornam setor atrativo para franquias
Segundo dados de estudo da Euromonitor Internacional, segmento movimenta mais de R$180 bilhões no país todos os anos
Inúmeros estudos relacionam a importância de ter uma alimentação saudável com a prevenção de doenças e a longevidade. Um deles, por exemplo, foi realizado na Noruega e publicado na revista científica Plos Medicine, e aponta que aderir a hábitos mais balanceados à mesa pode aumentar a expectativa de vida em até 13 anos.
Essa preocupação cada vez maior com a saúde e o bem-estar vem fortalecendo o segmento no Brasil, que hoje movimenta em média R$ 180 bilhões por ano, segundo dados da Euromonitor International. A seguir, confira cinco motivos para abrir uma franquia de comida saudável:
1. Mercado de alimentação saudável em alta
De acordo com um relatório realizado pelo Brasil Food Trends, o mercado de alimentação saudável do Brasil tem crescido, em média, 12,3% ao ano. Além disso, segundo estudo da consultoria Euromonitor International, o país é o quarto do mundo que mais vende alimentos e bebidas saudáveis. Dessa forma, existe um grande espaço de crescimento no setor.
2. Brasileiros estão buscando um estilo de vida mais saudável
Segundo pesquisa realizada pela Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), 72% dos brasileiros aumentaram os cuidados com a alimentação. E isso se reflete no crescimento das marcas que atua no setor.
“No ano passado, a Sucos S/A dobrou o faturamento. Esse segmento cresce todos os anos e permitiu à franquia, que tem a maioria de suas lojas em shopping, saltar de uma para mais de 15 unidades”, comenta Gustavo Dinamarco, sócio fundador da marca.
3. Negócio rentável
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e GlobeScan revela que 64% dos brasileiros estão dispostos a pagar um valor acima da média por alimentos saudáveis. Na prática, essa tendência permite às redes aumentar seu ticket médio e obter margens maiores de lucro.
4. Franquias de alimentação vivem bom momento
De acordo com o relatório de 2022 da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o setor de Alimentação foi o segundo que teve o maior faturamento, com R$ 39,821 milhões, o que representou uma alta de 21,5% em relação a 2021.
5. Negócio enxuto
Ao abrir um negócio, há sempre a preocupação com o custo. No caso da Sucos S/A, é possível abrir uma franquia em shoppings tendo um espaço de apenas 12 metros quadrados, o que exige uma operação menor e, consequentemente, menos gastos.
“O modelo de negócio da Sucos S/A é completo e se adapta a qualquer espaço, por isso conseguimos abrir unidades tanto na rua, quanto em praças de alimentação e shoppings”, afirma Gustavo.
Imagem: Divulgação