• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Franchising

Veja 5 motivos que criam ambiente favorável a franquias ópticas
Advertisement

Colunistas Franchising

Newsletters e automação: nutrindo leads até a conversão em franqueados

Colunistas Franchising

O papel da indicação de franqueados para o crescimento das redes

Franchising Vídeos

Podcast Central do Varejo #44: Supera

Franchising

Franchising Sem Filtro: podcast promete descomplicar o universo das franquias

Franchising

Exclusiva: Rota's Make Up planeja expansão em todo o Brasil

Franchising

Pizza Prime projeta abrir 15 unidades no Rio de Janeiro até 2027

Franchising

Maior franquia do mundo: saiba qual é

Colunistas Franchising

SEO para franquias: como otimizar seu site para atrair mais leads

Colunistas Franchising

No FRANCHISING, o tal "ALINHAMENTO DE EXPECTATIVAS" precisa de REALINHAMENTO

Franchising

Veja 5 motivos que criam ambiente favorável a franquias ópticas

Alta de problemas da visão durante a pandemia e maior preocupação das pessoas com saúde ocular impulsionam setor no Brasil

Publicado

2 anos atrás

on

26 de abril, 2023

Por

Redação

Antes de empreender, é essencial analisar muito bem o segmento em que se está entrando. E um dos pontos mais importantes para considerar é o tamanho do mercado consumidor. No caso das franquias ópticas, cerca de 34 milhões de brasileiros – 19% da população nacional – utilizam óculos, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, ainda segundo a pesquisa, 104 milhões de pessoas possuem alguma síndrome ocular, o que torna o setor bastante atrativo em termos de negócio. Veja a seguir cinco motivos para investir em franquias ópticas: 

  1. Crescimento do mercado de óculos 

Devido à grande necessidade da população brasileira de usar óculos, o mercado óptico está sempre em crescimento e, consequentemente, aberto para novas oportunidades. Em 2022, por exemplo, o setor teve um faturamento superior a R$193 bilhões e cresceu 8,9% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica). 

“Os óculos de grau são uma necessidade cada vez maior para as pessoas, o que faz com que esse setor sempre esteja em crescimento e seja uma ótima opção para aqueles que desejam abrir o próprio negócio e iniciar sua trajetória no mundo do franchising”, explica Gustavo Freitas, fundador do Mercadão dos Óculos, uma das 30 maiores franquias do país com mais de 700 unidades espalhadas pelo Brasil. 

  1. Aumento dos problemas de visão causados pela pandemia da Covid-19

A pandemia da Covid-19 elevou o uso dos celulares, computadores e televisões, o que aumentou os problemas de visão da população. Segundo o relatório #VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus, realizado por pesquisadores portugueses e espanhóis, 78% dos oculistas afirmam que houve uma piora na qualidade da vista da população.

  1. Setor de franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar está em alta

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 21,5% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, registrando a segunda maior alta no setor do franchising.

  1. Brasileiros estão preocupados com a saúde ocular 

Segundo pesquisa realizada pela Johnson & Johnson, 64% dos brasileiros se preocupam com a saúde ocular, o que se reflete diretamente na procura por produtos e serviços relacionados ao tema, como o uso de óculos de grau. 

“As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e não seria diferente em relação aos olhos. Esse aumento na importância dada para a saúde óptica fez, inclusive, com que criássemos um curso nessa área para tornar o atendimento cada vez melhor e ajudar os clientes que desejam cuidar bem das janelas da alma”, afirma Freitas.

  1. Negócio enxuto 

Ao abrir um negócio, há sempre a preocupação com os custos. Porém, o mercado de franquias oferece opções voltadas para cidades de até 30 mil habitantes, o que exige uma operação menor e, consequentemente, menos gastos.

“O nosso modelo de negócio se adapta às características da sua cidade e também do seu bolso. Por isso, conseguimos abrir lojas tanto em cidades com menos de 30 mil habitantes quanto naquelas que possuem mais de 100 mil ”, encerra.

Leia também:

Swarovski apresenta novo conceito de loja com pop-up store no RJ

Imagem: Divulgação

Relacionados:
Próximo

Cuidados com alimentação saudável tornam setor atrativo para franquias

Não perca

‘União da tecnologia com obsessão pelo cliente criou a Amazon Go’

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Nrf Europe 2025
NRF Paris 20252 horas atrás

NRF Europe 2025 anuncia novos palestrantes internacionais para sua estreia em Paris

MediaMarktSaturn
NRF Paris 20254 horas atrás

Como a MediaMarktSaturn está redesenhando o varejo europeu

Homem negro segurando sacolas nas mãos enquanto olha no celular; omnicanalidade
Operação5 horas atrás

Omnicanalidade no varejo: o que é e como implementar?

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

supera
Franchising3 dias atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

APTK
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #43: APTK

etapp
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #42: Etapp

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação