Economia
Cuidados com o cabelo impulsionam compras de beleza entre brasileiros
De acordo com pesquisas de Google e Offerwise, 78% das pessoas compram ao menos um item para os cabelos todos os meses
O interesse dos brasileiros por produtos de moda e beleza está em constante crescimento, segundo pesquisas realizadas pelo Google e Offerwise. De acordo com os estudos, o Brasil ocupa a terceira posição como maior consumidor desses setores na plataforma, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. Esse aumento é refletido no aumento anual das buscas, que variam de 7% a 14%, conforme aponta, informações do portal Mercado&Consumo.
As pesquisas revelam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, que busca produtos que proporcionem bem-estar e marcas com propósito alinhado aos seus valores pessoais. Cerca de 67% dos brasileiros afirmam utilizar produtos de beleza para se sentirem bem, independente da opinião dos outros. Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza e 7% de moda levam em conta se a marca possui um propósito alinhado ao deles.
Segundo Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil, os consumidores estão em busca de produtos que não apenas os façam parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam marcas com histórias além de seus produtos, que transmitam credibilidade e não se limitem a discursos vazios.
Os estudos indicam que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar suas compras de produtos de moda (68%) e beleza (83%) nos próximos 12 meses. Os cuidados com os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de beleza, sendo o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema. Itens como perfume, cuidados com a pele e maquiagem também são citados, mas os produtos capilares são os que mais frequentemente entram nas cestas de compra no segmento de beleza. A pesquisa revelou que 78% dos brasileiros compram pelo menos um item para os cabelos todos os meses, superando os cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Os consumidores brasileiros estão mais confiantes em suas decisões de compra, pesquisando e acessando diversos canais em busca de informações e inspiração. A internet é a principal fonte de informações sobre produtos de beleza para 67% dos brasileiros, sendo a busca no Google o ponto de contato mais comum, com 91%, seguido pelo YouTube, com 73%.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é cada vez mais relevante. Quatro das dez marcas de maquiagem mais procuradas no Google são de influenciadoras, sendo também as que apresentam maior crescimento em interesse.
Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil, destaca o papel do YouTube na criação de identificação e comunidades no universo da beleza. A plataforma atrai consumidores de todos os perfis, oferecendo informações sobre produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos, e vai além do óbvio, atraindo também mulheres em busca de cuidados e conhecimento.
Imagem: Freepik