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Cultura da franqueadora: você tem alinhamento?
Muito se fala na análise do perfil do franqueado e, sim, toda franqueadora deve ter seu modelo traçado, ainda que eu defenda que o perfil ideal é algo utópico. Mas isso é tema para outra conversa, pois o que quero trazer aqui é que também cabe ao candidato a franquia selecionar seu franqueador. Afinal, é ele quem irá decidir a alocação de seu capital em uma ou outra rede, e uma parte tão importante quanto a análise do negócio em si, suas taxas, expectativas de retorno etc., é a cultura da franqueadora.
O que considero como cultura da franqueadora? É algo que dificilmente se identificará em circular de oferta de franquia, contrato ou “papers” da franqueadora. Trata-se do jeito de fazer as coisas, de ver a vida, de entender o que pode provocar aborrecimento em alto grau para você ou, justamente, algo alinhado ao seu modo de tocar a vida.
Para que essa visão seja possível, você precisa também se conhecer ou se reconhecer em determinadas situações. Por exemplo: quais são seus valores em relação a lidar com o outro, com sua família, com seus relacionamentos de negócios? Como reage perante situações adversas? Como lida com problemas e outras situações que poderiam trazer conflitos internos?
Por isso, sugiro que, dentro do possível, no processo de seleção e decisão de quem será seu parceiro franqueador, você faça uma visita à sede da franqueadora, converse com pessoas de diversas funções, desde cargos de maior até menor complexidade. Se possível, almoce com alguém da franqueadora e tente capturar sua leitura de como as coisas fluem por lá.
Também visite operações próprias das redes que você está analisando, compreenda seu funcionamento, entenda por que elas existem, converse com os operadores e, por fim, mas não menos importante, converse com franqueados dessas redes. Aqui vai uma sugestão especial: visite franqueados em estágios diferentes de maturação do negócio. Por exemplo, um franqueado que está há um ano na rede, outro que está há três anos e outro que está há mais de cinco anos. A percepção destes diferentes estágios poderá enriquecer suas informações para uma melhor tomada de decisão.
Ao final, no vamos ver, além do básico esperado como gestão de resultados, números e expectativa de retorno, o dia a dia com um parceiro de cultura alinhada à sua aumenta e muito a chance de promoção da sua felicidade!
Imagem: Envato
(*) Arlan Roque – Diretor de expansão na Cacau Show e atua há no sistema de franquias há 20 anos. É autor dos livros “Empreendedores de Coração – histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso” e “Franquias: tudo o que você precisa saber”. Atualmente é membro da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e professor convidado da FIA para o MBA Gestão de Franquias.