Comportamento

Cultura do “eu mereço” guia boa parte das compras em supermercados

Metade dos produtos comprados em supermercados da vizinhança são escolhidos com base no sabor, e não na nutrição

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De acordo com uma pesquisa da Horus, 50,7% dos itens presentes nos carrinhos de
compras são compostos por produtos não saudáveis, priorizando sabor, economia e prazer, com a chamada teoria do “eu mereço”.

Essa maneira de comprar fundamenta o aumento do consumo de alimentos auto-indulgentes, caracterizados por sua falta de essencialidade nutricional. Esse padrão de
consumo tem crescido, sobretudo, nos mercados perto de casa. De acordo com o estudo “Encontrando o equilíbrio entre sabor e bem-estar: o shopper em foco”, 50,7% dos itens nos carrinhos dos clientes são desses produtos, contrastando com os 34,4% referentes à categoria saudável.

Quem nunca comeu um chocolate depois de um dia estressante ou na tpm que atire a
primeira pedra. A pesquisa destaca que a demanda por produtos ligados ao “eu mereço” está associada a compras de emergência, frequentemente realizadas em lojas de conveniência, buscando proporcionar um prazer instantâneo ao consumidor.

Outro aspecto relevante para compreender essa tendência do consumidor é a análise da
situação econômica. Os produtos indulgentes são, em média, 26% mais baratos do que os
produtos saudáveis, custando em média R$ 5,65, enquanto os últimos alcançam o valor de
R$ 7,12. Roberta exemplifica: “É o lazer que cabe no bolso, então, em vez de sair para
jantar em um restaurante, as pessoas optam por algo saboroso em casa, aumentando o
consumo dessas categorias associadas ao prazer”.

Nesse contexto, é importante destacar que a presença desses itens na cesta de compras
está relacionada, principalmente, às classes econômicas mais baixas. Famílias com um
melhor equilíbrio financeiro, nas classes A ou B, optam mais por produtos saudáveis,
representando 77,5% de sua cesta, enquanto a categoria de alimentos com baixo teor
nutricional está em 66,8%. Já as famílias de renda C ou D têm uma preferência média por
alimentos altamente industrializados de 72%.

Além disso, a compra de produtos saudáveis
está relacionada à missão de compra, seja para abastecimento ou reabastecimento.
Outro fator impactante na escolha do consumidor é o sabor, aplicável a todas as categorias. Produtos saudáveis se dividem em duas subcategorias: saudáveis puros e saudáveis indulgentes. O primeiro busca aprimorar o sabor, como é o caso das barrinhas de cereais.

Imagem: Freepik

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