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Dark store: o que é e quais são seus benefícios para o varejo

Modalidade de centro de distribuição pode ajudar a diminuir os custos operacionais

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interior de centro de distribuição; dark store

As compras online têm ganhado e continuarão a ganhar popularidade, o que incentiva os varejistas a serem mais estratégicos em seus métodos de atendimento. O micro fulfillment é uma estratégia de colocar centros de distribuição menores mais próximos dos centros populacionais para atender às necessidades de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte. Quando as pessoas discutem micro fulfillment, o termo “dark store” pode surgir. Então, o que é uma dark store?

Uma dark store (“loja escura”, em tradução literal) funciona como um desses centros de micro fulfillment, reaproveitado a partir de uma localização no varejo que não é mais lucrativa como uma loja física. 

O termo “dark” refere-se ao fato de que essas lojas — assim como as dark kitchens, que são cozinhas que preparam alimentos sem contato dos consumidores — não são destinadas para os clientes entrarem e comprarem. Em vez disso, elas são usadas exclusivamente para o cumprimento de pedidos online. 

Em outras palavras, uma dark store é basicamente um centro de cumprimento de pedidos de e-commerce que utiliza a infraestrutura existente de locais físicos.

As dark stores são projetadas para serem mais eficientes do que depósitos tradicionais, com layouts e processos específicos que permitem uma coleta e embalagem de pedidos mais rápidas. As dark stores geralmente têm um espaço menor do que os depósitos e são frequentemente localizadas em áreas urbanas para ficarem mais próximas dos clientes.

Como funciona o atendimento de pedidos em uma dark store?

As dark stores podem oferecer alguns tipos diferentes de atendimento de pedidos, cada um com diferentes níveis de conveniência para o cliente e custos associados para os varejistas.

Existem dois tipos de atendimento de pedidos em uma dark store: a compra e retirada em loja física e o envio a partir da loja (chamado, em inglês, de “ship from store”).

Compra e retirada

Os clientes podem fazer pedidos online e escolher retirá-los na loja física. O cliente estaciona em um espaço designado para retirada e um funcionário traz o pedido para o carro do cliente.

Esse tipo de atendimento de pedidos está se tornando mais popular entre os varejistas, pois oferece aos clientes a conveniência de fazer compras online com o benefício adicional de poder retirar os pedidos quando for conveniente, em vez de aguardar a entrega.

Envio a partir da loja (ship from store)

Os clientes podem fazer pedidos online e escolher tê-los entregues localmente. Essa é a opção mais conveniente para o cliente. No entanto, pode aumentar significativamente os custos para os varejistas.

Dark stores no Brasil

O e-commerce vem apresentando grande crescimento nos últimos tempos, principalmente após a pandemia da Covid-19. O faturamento do segmento no Brasil dobrou no período entre 2019 e 2023, com mais da metade das compras feitas através de dispositivos móveis, de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Outro levantamento da associação também aponta que o e-commerce já atingiu a marca de 10% das vendas totais do varejo, com R$ 185,7 bilhões acumulados em transações durante todo o ano de 2023.

Com o consumidor brasileiro em busca de cada vez mais agilidade e conveniência em suas experiências de compra online, é fundamental que as empresas invistam em soluções de logística, para aumentar o dinamismo e conquistar clientes de todos os cantos.

O aplicativo Daki opera exclusivamente sob o modelo de dark stores, permitindo assim maximizar os lucros da operação. O sócio-fundador da marca, Alex Bretzner, aponta que todo o negócio, desde a construção dos centros até a avaliação final do serviço, está sob o controle da empresa, incluindo a gestão do estoque dos 80 pontos em atividade.

Enquanto o funcionamento via marketplace — onde o aplicativo apenas se encarrega da entrega dos itens — leva cerca de 15 dias para iniciar, dependendo de negociações com supermercados, o modelo de dark store pode levar, em média, 30 dias para começar a funcionar. No entanto, ele oferece à companhia a capacidade de gerenciar os custos, desde a negociação de preços com os fabricantes até o valor do frete para o cliente final.

Este sistema permite otimizar toda a operação para cobrir os custos, manter cada unidade no verde e gerar lucro.

“O grande diferencial é que não têm terceiros, tudo é feito dentro de casa. Elimina, também, aquele problema do cliente fechar uma compra e, na hora que o entregador chega no supermercado, precisa para fazer substituições, porque não encontrou um produto específico”, explicou Bretzner em entrevista ao portal InfoMoney em 2022. “O modelo verticalizado resolve muitas dores operacionais e traz uma eficiência ao ponto de, se eu vender um produto por um determinado preço, para entregar em um tempo pré-determinado, eu consigo cumprir com o prometido”, concluiu, pontuando que é mantido o controle sobre a qualidade dos produtos e o compromisso com o cliente.

10 benefícios das dark stores

O modelo de atendimento de pedidos em dark stores oferece vários benefícios para as empresas de e-commerce no varejo.

Tempo de entrega reduzido

As dark stores podem ajudar a reduzir os tempos de entrega, uma vez que os pedidos podem ser atendidos mais rapidamente do que em um depósito tradicional e geralmente estão localizadas relativamente perto do consumidor final.

Mais conveniência para os clientes

As dark stores melhoram a experiência do cliente nas compras online, uma vez que têm maior probabilidade de estar localizadas perto dos centros populacionais.

Além disso, a pandemia mudou para sempre a trajetória das compras online, e o uso de atendimento de pedidos em dark stores permite aos clientes fazer compras sem contato.

Maior visibilidade e melhor gerenciamento de estoque

Esse conceito de loja pode melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos, pois os pedidos podem ser rastreados mais de perto, desde o momento em que são feitos até a entrega. Um melhor gerenciamento de estoque, visibilidade e precisão significa menos situações de falta de estoque e substituições. Uma vez que você implementa uma dark store, calcular a precisão do estoque é essencial para estabelecer seus dados de referência.

Maior flexibilidade

Esse modelo é mais flexível do que o atendimento de pedidos em depósitos tradicionais, uma vez que as dark stores são menores e podem se adaptar rapidamente às mudanças na demanda do cliente.

Custos reduzidos

O modelo de dark store pode ajudar a reduzir os custos operacionais, uma vez que essas lojas são geralmente menores e requerem menos funcionários do que os depósitos tradicionais.

Essas lojas costumam estar localizadas em áreas densamente povoadas, mas geralmente em áreas mais industrializadas, o que significa custos de aluguel mais baixos do que as lojas de varejo comuns.

Gerenciamento mais fácil de produtos perecíveis

O conceito de dark store também pode melhorar o gerenciamento de produtos perecíveis, uma vez que os pedidos podem ser atendidos mais rapidamente e mais próximos ao cliente.

Loja pode funcionar 24/7

As dark stores podem funcionar o tempo todo, o que ajuda a melhorar ainda mais a eficiência e a satisfação do cliente.

Layout otimizado para coleta mais rápida

Nas lojas de varejo abertas ao público, o layout geralmente é projetado para manter o cliente na loja por mais tempo. Por exemplo, supermercados colocam ovos e leite no fundo da loja, de modo que você precise passar por vários corredores e produtos para encontrá-los. 

Em uma dark store, as localizações ideais dos produtos não são baseadas no cliente. Em vez disso, os itens mais populares às vezes são colocados mais próximos à porta, reduzindo o tempo de coleta, embalagem e envio.

Maior capacidade de armazenamento

Como as dark stores não são abertas ao público, o layout pode consistir em corredores mais estreitos e prateleiras mais altas para estoque. Assim, mais itens podem ser armazenados em um espaço menor.

Maior variedade de produtos

Uma variedade mais ampla de unidades de manutenção de estoque (SKU) pode ser mantida nas dark stores devido às capacidades de armazenamento densas. Portanto, você pode atrair um público mais amplo.

Desafios das dark stores

A adoção de dark stores não traz apenas pontos positivos. Confira, a seguir, os desafios que os varejistas têm que lidar ao trabalhar com este tipo de espaço.

Canibalização

As vendas no varejo físico podem ser canibalizadas. Se a base de clientes migrar para pedidos online, as lojas de varejo de autoatendimento terão menos receita, mantendo os mesmos custos operacionais. Portanto, o lucro das lojas de autoatendimento diminuiria. É por isso que a seleção estratégica de locais é importante, e trabalhar com um consultor de cadeia de suprimentos é crucial.

Concorrência

Os clientes são mais propensos a alternar entre varejistas online em busca das melhores ofertas, pois é fácil e cada varejista oferece essencialmente a mesma conveniência. Levaria cerca de 10 minutos para sair de um supermercado e ir para outra loja em busca de um produto específico, mas leva apenas cerca de 3 segundos para abrir uma aba diferente em meu navegador e pesquisar em outro site. Portanto, a competição é maior online.

Custo

Os custos de transporte podem acabar sendo mais altos, dependendo da localização em relação aos clientes. As rotas de entrega em domicílio podem ser longas, e a necessidade de atender a pedidos de compra e retirada na loja significa que são incorridos custos adicionais de manuseio. Esses custos mais elevados compensam uma parte significativa da redução nos custos de coleta de pedidos obtida ao mover a coleta para fora das lojas.

Como garantir que sua dark store seja lucrativa?

Certifique-se de que haja demanda suficiente

Se você não tiver demanda suficiente para pedidos online ou os perfis de pedidos certos para obter lucro suficiente, pode não valer a pena o tempo ou o dinheiro para configurar uma dark store. Você precisa garantir que gerará negócios suficientes para cobrir os custos de operação da dark store.

Encontre o local certo

A chave para uma dark store bem-sucedida é encontrar o local certo. A loja precisa estar perto o suficiente dos seus clientes para que a entrega em domicílio seja rápida, mas também precisa estar em uma área industrializada para manter os custos baixos.

Escolha a tecnologia certa

Você precisa ter um sistema de gerenciamento de pedidos (OMS) robusto para acompanhar pedidos e estoque.

Se você oferece opções de entrega, precisa ter uma solução de envio eficiente para que possa entregar os pedidos aos seus clientes de forma rápida e eficaz.

Implemente uma estratégia de coleta eficiente

O layout da dark store é absolutamente crucial para manter as operações da loja eficientes. As unidades de manutenção de estoque de movimentação rápida devem ser colocadas perto da área de embalagem e envio, de modo que o produto leve menos tempo para passar pela loja e estar pronto para retirada. Por exemplo, em supermercados, leite, ovos e pão devem estar mais próximos da porta de saída.

O uso da coleta em lote (ou atendimento de múltiplos pedidos de uma vez) à medida que você percorre os corredores e prateleiras é uma estratégia de coleta ideal para reduzir o tempo de coleta.

A dark store é adequada para seu negócio?

Se um local de varejo não estiver mais sendo lucrativo, ele pode ser convertido em uma dark store. Essas lojas recebem esse nome pelo fato de não estarem abertas ao público — em vez disso, existem apenas para atender pedidos online. Em outras palavras, as dark stores são centros de atendimento de pedidos de e-commerce que utilizam locais físicos antigos.

Você deve pensar nas demandas de seus clientes e na rede de distribuição para decidir se as dark stores são apropriadas para o seu negócio. Se você tem um grande número de clientes que vivem em cidades e necessitam de entregas rápidas, uma dark store pode ser uma excelente solução. 

No entanto, um método de atendimento de pedidos diferente pode ser mais adequado se você tiver uma base de clientes menor ou se os clientes estiverem distribuídos por uma região geográfica maior.

Se o seu negócio de alimentos, mercearia ou varejo estiver considerando as dark stores como uma forma de oferecer melhor serviço e conveniência nas compras online e nos pedidos, é muito importante trabalhar com um consultor de cadeia de suprimentos. Um consultor pode ajudá-lo a alcançar margens de lucro saudáveis e garantir que as vendas na loja de varejo não sejam canibalizadas.

interior de centro de distribuição; dark store

Fonte: Hy-Tek

Imagem: Freepik

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