Economia

Demanda por crédito no Brasil cai 5% em agosto

Published

on

Mastercard

A demanda por crédito no Brasil recuou 5% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços. 

Já em relação ao mês anterior, julho de 2024, houve um crescimento de 6%, com bom desempenho do setor financeiro, que teve alta de 19%. No apanhado anual, por segmento, apenas o setor de Serviços apresentou crescimento, de 2%. Varejo (-11%) e o setor financeiro (-3%) seguiram em queda.

“Quando observamos o desempenho abaixo do esperado no varejo em todos os meses de 2024, até o momento, percebemos que há um sentimento de receio muito forte entre os consumidores brasileiros, considerando que, historicamente, este é o setor de maior influência no índice. As expectativas de crescimento da taxa de juros, sem dúvidas, estão entre os principais fatores que contribuem”, analisa Natália Heimann, líder da Business Unit de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech e responsável pelo indicador.

Dentro do segmento varejista, todas as categorias apresentaram queda em relação a agosto de 2023. Em ordem de retração, da maior para a menor, o ranking ficou assim: Vestuário (-52%), EletroMóveis (-21%), Lojas de Departamento (-15%), Outros (-7%) e Supermercado (-3%).

Já na comparação com julho deste ano, em que o Varejo apresentou crescimento de 12%, o único resultado negativo foi registrado na categoria Vestuário, que teve queda de 10% na demanda por crédito. A categoria Lojas de Departamento registrou crescimento de 33%, seguida de Supermercado (+11%), EletroMóveis (+8%) e Outros (+8%).  

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *