Franchising
Demitidos na pandemia, mãe e filho faturam mais de R$1 mi com franquia de tintas
Após perderem o emprego durante a crise sanitária, eles uniram forças para abrir uma unidade da Tintas MC em São Paulo
A pandemia transformou a vida de muitas pessoas. E não foi diferente com Flávia Guimarães André de Paula e seu filho Rafael, que em 2020 viram suas carreiras mudarem de rota. Rafael, que é estudante de administração de empresas e fazia estágio em uma indústria química, foi desligado de onde trabalhava. Enquanto Flávia, que é formada em administração e tem pós em varejo, também teve sua carreira interrompida. Mas a busca por novas oportunidades que acabou unindo mãe e filho em um negócio de franquia de tintas.
“Empreender sempre esteve nos meus planos. Já pensava nisso mesmo antes da pandemia, e a crise sanitária acabou dando um empurrãozinho”, explica Flávia, que abriu uma loja da Tintas MC em março de 2022, em São Paulo, no bairro do Paraíso. A Tintas MC é a maior rede de lojas de tintas do Brasil, com cerca de 200 unidades pelo país. A rede está presente em 13 estados com lojas próprias e franquias.
Segundo Flávia, a escolha por uma franquia de tintas, dentro no segmento da construção civil, se deu pela sua experiência no setor. Aos 16 anos, Flávia iniciou sua vida profissional na loja de casa e construção do seu pai, no bairro do Gasômetro (SP). “Voltar para esse setor foi como reviver muitas lembranças boas daquele período. E reviver ao lado do meu filho foi mais especial ainda, pois minha história profissional também começou assim”, diz saudosa.
Agora, Flávia se vê ao lado do filho tocando uma franquia com 160 m², que faturou mais de R$1 milhão no seu primeiro ano de funcionamento. “Nossa meta é crescer esse número em 50%, pelo menos, no final de 2023”, vislumbra. Mãe e filho apostam no atendimento diferenciado, no conhecimento e no amor que move os sócios.
O dia a dia de mãe e filho
Empreender não é uma missão muito fácil. Seja sozinho ou com sócio, o negócio exige muita dedicação e profissionalismo. Mas como é empreender com o filho? Na visão dos dois, esse dia a dia pode ser desafiador. Mas, segundo Rafael, eles não encontram grandes dificuldades. “Não tem como esquecer nosso laço, e isso acaba nos ajudando em muitas decisões diárias”. “Inclusive, algumas discussões só são possíveis porque somos mãe e filho. Caso contrário, muita coisa poderia ficar debaixo do tapete”, acrescenta ele.
No fim das contas, o segredo do sucesso é cada um ceder um pouco. Ambos concordam que muitas colocações os fazem pensar e rever determinadas decisões para a loja. “Confesso que nunca me preocupei em misturar ou não os assuntos, e sim com a postura adequada, com o respeito por nós e pelo que fazemos”, enaltece Flávia.
Apesar da pouca idade de Rafael, que tem apenas 24 anos, a mãe diz que o jovem empreendedor também se encontrou no negócio. “Ele é dedicado, estuda as particularidades dos produtos para dar a informação correta aos consumidores e está sempre atento às inovações”, salienta. “Nós decidimos que todo cliente merece a melhor solução e a melhor experiência no momento da pintura,” acrescenta Flávia.
E para dividir bem as responsabilidades, a mãe fica na gestão do negócio, enquanto Rafael é vendedor, responsável pela logística, além de gerenciar as vendas na loja física e no WhatsApp.
Imagem: Divulgação