Marketing
Democrata aumenta receita com estratégia de engajamento digital

A Democrata registrou um crescimento de 53% na receita e alcançou um engajamento recorde ao ampliar sua presença digital. O resultado da empresa de calçados masculinos foi impulsionado pela Wake, empresa de tecnologia que fornece soluções digitais para o varejo e a indústria. A estratégia adotada envolveu a personalização do atendimento para estreitar o relacionamento com os consumidores.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, a produção do setor deve crescer 2%, totalizando 904 milhões de pares. Nesse cenário, a Democrata utilizou dados de forma estratégica para tornar as interações mais alinhadas às necessidades dos clientes.
“Com a implementação de um ecossistema baseado em dados, desenvolvido pela Wake, conseguimos melhorar nosso CRM, segmentar a base de maneira mais eficiente e criar campanhas mais estratégicas. Esse uso inteligente de dados aumenta o engajamento e a conversão, oferecendo uma experiência mais conectada e alinhada ao perfil de cada consumidor”, afirmou Rafael Cintra, Gerente de E-commerce da Democrata.
A empresa registrou um aumento significativo na interação com o público, refletindo no faturamento e em um retorno sobre investimento (ROI) de 12 vezes já no segundo mês após a migração. O uso de tecnologia e inteligência de dados auxiliou na promoção de campanhas e na melhoria da jornada de compra.
“Desde o início da migração, trabalhamos em parceria com a Democrata para garantir uma transição ágil e eficiente. A mudança ocorreu no mesmo mês do lançamento da linha feminina da marca e às vésperas do Dia dos Pais, uma das datas mais estratégicas para a Democrata devido à alta demanda por seus produtos”, afirmou Flavio Nijs, Diretor Geral da Wake Experience.
Para melhorar o engajamento e a conversão nos canais de e-mail e WhatsApp, a empresa implementou monitoramento de gatilhos comportamentais, como mensagens de boas-vindas, abandono de carrinho e redução de preços. Além disso, utilizou estratégias de lightbox e mensagens onsite para captação de leads e direcionamento para categorias específicas.
“Investimos também na construção de uma base de contatos mais qualificada. Com estratégias de captação via canais onsite, registramos um crescimento de 26% no banco de dados em cinco meses. Com essas soluções personalizadas, automação inteligente e suporte especializado, a Democrata não apenas aprimorou sua jornada de digitalização, mas também fortaleceu sua posição no mercado”, finalizou Nijs.
Imagem: Divulgação