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Descontos ajudam a reduzir a inflação dos preços nas lojas

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A inflação dos preços nas lojas britânicas atingiu seu nível mais baixo desde outubro de 2021, à medida que os varejistas recorrem a descontos para impulsionar as vendas.

O British Retail Consortium (BRC) e a NielsenIQ descobriram que os preços aumentaram 0,2% em junho, uma queda em relação aos 0,6% do mês anterior, marcando o crescimento anual mais baixo em mais de dois anos e meio.

Os preços de produtos não alimentares permaneceram em deflação, com -0,1%, em comparação com -0,8% em maio.

A inflação dos alimentos recuou para 2,5% em junho, em comparação com a queda de 3,2% no mês anterior, marcando a décima quarta desaceleração consecutiva para a categoria.

A diretora-executiva do British Retail Consortium, Helen Dickinson, disse: “Durante o auge da crise do custo de vida, os varejistas investiram fortemente em melhorar suas operações e cadeias de suprimentos para compensar o impacto dos choques globais nos custos de insumos.

“Isso está claramente dando resultado, com os preços nas lojas tendo subido apenas 0,2% nos últimos 12 meses. A inflação dos alimentos agora está mais baixa do que em qualquer momento desde 2021, ajudada pela queda dos preços de produtos-chave como manteiga e café.

“Enquanto isso, os preços dos produtos não alimentares entraram em uma deflação mais profunda, à medida que os varejistas tentavam impulsionar as vendas com descontos. Isso foi particularmente verdadeiro para TVs, com ótimas ofertas para capitalizar na febre dos Euros.”

Dickinson acrescentou que o próximo governo “deve abordar algumas das principais cargas de custo que pesam sobre a indústria de varejo”, como as taxas de negócios e o imposto de aprendizagem, para que os varejistas possam investir mais na redução dos preços.

 

Imagem: Envato
Informações: Aoife Morgan para Retail Gazette
Tradução: Central do Varejo