Colunistas
Desejos, planos e ações no varejo 2024? Comece hoje!
2023
Espero que você já tenha organizado o final de 2023.
Se está atrasado, concentra em:
- Vendas planejadas, compras e CRM nas categorias onde sua marca é AUTORIDADE.
- Atualize o site, Instagram e venda por WhatsApp; a vida acontece cada vez mais no CELULAR na mão do cliente!
- Reúna ao vivo ou pelo Zoom todas as equipes e instaure o ORGULHO DA MARCA, só vai dar certo se todos adorarem trabalhar com você.
2024
2024 começa daqui a pouco; ele será melhor se sua marca estiver planejada em todas os setores da empresa para enfrentar os desafios que virão depois deste ano infernal.
Para quem já está no meio do planejamento, parabéns.
Para quem ainda vai começar:
- COMECE HOJE!
- PLANEJE:
- Vendas, estoques e markups por CATEGORIA, por mês, no mínimo para o 1º semestre;
- DRE e FLUXO DE CAIXA;
- A partir do resultado operacional, defina INVESTIMENTOS, especialmente em equipe (avaliação, treinamento e carreiras), em tecnologias e em expansão.
- Olhe para o quadro final, fique insatisfeito, por favor, ‘replaneje’ para ficar melhor e mais ambicioso.
Minhas dicas:
- Se a marca for muito boa em duas ou três coisas, foque ainda mais nelas, antes de tentar melhorar outras;
- Quem planejar melhor, vai ganhar mercado com certeza: a maioria do varejo ainda está muito receosa e vai esperar o que vai rolar no 1º semestre;
- COMECE HOJE!
*Luiz Antonio Secco assessora varejistas no planejamento e gestão de suas operações. Palestrante e professor em seminários, para empresas, associações e shopping centers, leciona diversos cursos. Iniciou o 1º MBA de Varejo do Brasil. MBA pela Harvard Business School, fundou a Azov em 1999. Atua em Educação, RH, Ecommerce, Plataformas de CRM e de Tecnologia, e M&A de varejistas. Varejo do Brasil.